Nos últimos dias os policiais militares que atuam no Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Santa Teresa mudou completamente sua rotina de trabalho, apoiando outros órgãos em socorro às vítimas das chuvas que castigam a cidade, utilizado uma embarcação da unidade para efetuar o resgate e salvamento de vítimas, assim como o transporte de donativos aos abrigos municipais.
Todo o efetivo do BPMA no município, além de duas viaturas e uma embarcação, está atendendo as necessidades da população. Segundo o soldado Figueiredo, que atua no batalhão, as equipes de policiais estão fazendo o possível para minimizar o sofrimento da população priorizando o salvamento das pessoas principalmente mulheres, crianças e idosos, além do auxílio dentro das possibilidades, na desobstrução de estradas e rodovias por meio de corte de árvores caídas, evacuação de áreas de risco, orientações a população, transporte de feridos e desabrigados aos abrigos municipais e entrega de donativos nos centros de coleta.
“É uma situação impressionante, ninguém dorme e nem consegue esquecer as cenas impactantes que ficam registradas na memória. É um sofrimento muito grande e estamos concentrados em salvar vidas, a cidade a gente reconstrói depois”, disse. Para o policial, mesmo no horário de folga, as equipes continuam colaborando, se envolvendo nas situações mais graves procurando ajudar.
Ainda, segundo Figueiredo, um dos exemplos desse esforço extraordinário é o do soldado Michael Knupp, um dos pilotos de embarcação da unidade de Santa Teresa. “Mesmo tendo sua casa e seus pertences destruídos em razão da queda de uma barreira, o militar passou os últimos quatro dias resgatando pessoas em todos os bairros alagados e áreas de risco da cidade”, contou.
Pela manhã ao telefone para a Seção de Comunicação Social do BPMA, o cabo Gilberto Demattê, relatou que na madrugada desta quinta-feira (26) as chuvas deram uma trégua, as águas baixaram significativamente sendo possível visualizar os estragos que são incalculáveis. Contudo, o solo está muito molhado e os riscos de deslizamentos são iminentes.
Contato com a Polícia Militar Ambiental em Santa Teresa: (27) 3259-3386.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573