O Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Espírito Santo, localizado em Cariacica, realizou nesta segunda-feira (19), ao meio dia, a cerimônia do Culto à Bandeira Nacional, coordenada pelo comandante da Unidade, tenente-coronel Márcio Celante Weolffel.
Durante a cerimônia, as bandeiras consideradas inservíveis foram incineradas perante a tropa. Também foi cantado o Hino da Bandeira, bem como, um desfile em continência à Bandeira Nacional.
Essa cerimônia tem como objetivo a lembrança e homenagem ao símbolo que representa nossa pátria, que foi instituído pelo Decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República.
A Bandeira Nacional foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul e a frase positivista “Ordem e Progresso” no lugar da coroa imperial.
A única alteração na Bandeira Nacional, desde então, foi em 1992, quando a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, fez com que todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, fossem representados pelas estrelas, bem como estados extintos fossem suprimidos de sua representação.
O Hino à Bandeira, composto por Francisco Braga, com letra de Olavo Bilac, foi cantado pela primeira vez na Escola Benjamin Constant em 1907, ano em que foi instituído o Dia da Bandeira por iniciativa do deputado cearense Thomaz Cavalcante.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com