Para garantir tranquilidade a todos os foliões e visitantes que optarem passar o período de carnaval 2014 foi elaborado um esquema especial de segurança nos municípios de atuação do 9º Batalhão da Polícia Militar, com sede no município de Cachoeiro de Itapemirim.
Com objetivo de atender a demanda o 9º Batalhão da PM, será realizado policiamento ostensivo nas áreas de festa programadas pelas Secretarias de Cultura dos respectivos municípios, em especial nas imediações da linha Vermelha, em Cachoeiro de Itapemirim, em Muqui e Vargem Alta, que representam os principais locais de folia. Para isso adotará modalidades de policiamento a pé e motorizado, que tem por finalidade coibir comportamentos antissociais e crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e homicídios.
Será também reforçado o policiamento nos municípios de Mimoso do Sul, Castelo e Atílio Vivácqua, em razão do aumento do número de pessoas que fazem opção pelo festejo de carnaval nessas regiões.
Como forma de reforçar o policiamento, serão empregados, policiais de serviço administrativo, Grupo de Apoio Operacional (GAO) e Fiscalização de Trânsito, que farão o policiamento nas áreas de riscos e de maior aglomeração de pessoas, efetuando abordagens a pessoas em atitudes suspeitas e veículos.
De acordo com o Comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Alessandro Marin, o policiamento foi planejado com objetivo de melhor oferecer segurança aos participantes do evento. Além disso, é aconselhável que os foliões tenham cuidado para não se envolverem em ocorrências policiais.
“É aconselhado que o folião evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas para não perder o controle e não se envolver em discussões. Não levar ou portar objetos que possam ser usados como uma arma é outra dica importante. É ideal que o folião evite ostentar objetos de valor, tais como celulares, joias, câmeras, entre outros. Outra orientação é andar em grupos usando o conceito ‘motorista da rodada’, para que não haja combinação de bebida e direção”, alerta o comandante.
O comandante também ressalta que toda a área de atuação do 9º BPM contará com a presença de policiais e, em caso de ocorrências, seja de qualquer natureza, o cidadão não deve reagir, pois a vida é o maior patrimônio e sim acionar a PMES imediatamente por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), no 190.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573