Governo do Estado do Espírito Santo
17/10/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h38

Capitão da PMES participa do Curso de Operador de Polícia Comunitária no Japão


Entre os dias 19 e 30 de outubro, o Capitão Alves Christ da Polícia Militar do Espírito Santo participará do Curso de Operador de Polícia Comunitária, no Japão. O curso acontece em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica Internacional na área de Polícia Comunitária no Brasil, que tem como finalidade o estabelecimento de um sistema contínuo e autossuficiente de multiplicação da Polícia Comunitária pelas instituições brasileiras, denominado Koban no Japão.

A PMES, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, participou no dia 19 de novembro de 2014, em Brasília, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Internacional na área de Polícia Comunitária no Brasil. Durante assinatura do Acordo, além da capacitação dos policiais militares no policiamento comunitário sistema Koban no Brasil, ficou definido a realização do Curso de Operador de Polícia Comunitária no Japão, que se realizará no período de 19 a 30 de outubro de 2015. Onze policiais militares compõem a comitiva que participará do curso, e mais o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O Capitão Alves Christ foi selecionado, em uma lista tríplice, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para representar o Estado do Espírito Santo no Japão, integrando assim a comitiva.

Para o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Tenente Coronel Jailson Miranda é muito significativo o intercâmbio entre a Polícia Nacional do Japão e Policias Militares do Brasil, tornar esses intercâmbios mais constantes é fator de extrema importância para o aprimoramento e troca de experiências entre forças policiais.

Para o Subcomandante Geral da PMES, Coronel Ruy Guedes Barbosa Junior, o oficial selecionado, dentre muitos excelentes profissionais que labutam na implantação e prática do policiamento comunitário no Estado, é o Capitão Alves Christ, que durante muito tempo esteve a frente da gestão do policiamento na região da Grande São Pedro, que tinha os maiores indicadores de violência do estado, portanto com a colaboração integrada do município e Policia, e interação permanente com a comunidade, mudou a realidade da região, hoje não é mais umas das regiões mais violente. O oficial representara muito bem o Espírito Santo.

Modelo Koban

O modelo, original do Japão, onde é conhecido como Koban, tem surtido efeitos positivos na queda dos índices criminais em geral e na recuperação de áreas violentas.

A Polícia japonesa tem 140 anos de experiência na filosofia de polícia comunitária, que aproxima a polícia da população da área. A ideia da Polícia Comunitária é que os policiais visitem as residências e os comércios locais para saber queixas, opiniões e resolver os problemas e com isso é mais fácil manter a segurança no local, o que facilita a prevenção primária dos crimes.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard