Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental flagraram um caçador no início da noite desse sábado (22), com um tatu abatido saindo da Reserva Biológica de Sooretama, na localidade de Fátima, município de Jaguaré.
O flagrante ocorreu quando os policiais realizavam abordagens em um ponto de bloqueio montado em uma estrada de chão próximo ao Distrito de Fátima, local muito frequentado por caçadores. O detido, um homem de 40 anos e o animal abatido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de São Mateus.
Além da detenção do caçador foram apreendidos nove veículos, um automóvel e oito motocicletas com licenciamentos vencidos e condutores sem a devida CNH.
A Polícia Militar Ambiental orienta que a caça de animais silvestres constitui crime previsto no artigo 29, da Lei 9.605/98, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e multa.
O comandante da 3ª Companhia do BPMA, capitão Waldir Júnior, informou que as operações de fiscalização ambiental na região norte do Estado estão sendo intensificadas e que a caça de animais silvestres é o principal crime combatido por suas equipes. Disse ainda que durante as abordagens, são realizadas fiscalizações de outros crimes e inclusive infrações de trânsito porque os policiais militares ambientais, apesar de desempenhar uma função específica que é a fiscalização ambiental, não estão dispensados da atividade fim da Polícia Militar que é a manutenção da ordem pública, bem como, a prevenção e repressão às infrações penais.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573