O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deteve em Santa Teresa, na madrugada deste sábado (26), um homem de 30 anos com uma espingarda, sete munições e uma paca abatida.
Por conta de denúncias anônimas, os militares foram até a localidade conhecida por Rio Novo daquele município, onde moradores ouviram tiros na mata. Às 18h uma “campana” foi montada pelos policiais dentro da mata, local onde provavelmente seria a saída dos caçadores, e por volta das 02h horas da madrugada deste sábado (26), J.B. de 30 anos, foi abordado.
Questionado sobre sua presença no meio da mata o abordado acabou confessando que estava caçando, e em seguida entregou à guarnição a arma utilizada na caça, bem como apetrechos e um animal silvestre abatido a tiros (paca) com cerca de 12 quilos.
O caçador preso foi conduzido para o Departamento de Polícia Federal em São Torquato, Vila Velha, onde foi autuado com base nos Artigos 29 da Lei 9605 Lei de Crimes Ambientais por matar animal silvestre, combinado com Artigo 14, da Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento) por porte ilegal de arma de fogo, sendo em seguida transferido para o presídio MOSESP em Viana.
O tenente Jair, comandante do2º Pelotão da 2ª Companhia do BPMA, em Santa Teresa, informou que “a caça na região é cultural, e por este motivo, além da repressão, o BPMA desenvolve trabalhos de conscientização nas igrejas, escolas e associações diversas, com o intuito de mudar o comportamento das pessoas” e finalizou dizendo que “a caça deixou de ser uma necessidade ou esporte para tornar-se crime ambiental e que há também incentivos para que o cidadão entregue voluntariamente suas armas, pois nestes casos, não serão autuados e ainda receberão indenizações, conforme campanha nacional do desarmamento (http://www.entreguesuaarma.gov.br/ ou ligue 194)”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br