Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (17), na sede do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), em Vitória, o tenente coronel José Wallace dos Santos Brandão, 48, assumiu o comando do BPTran.
Policial militar desde abril de 1984, o tenente coronel Wallace assume o comando do BPTran no lugar do também tenente coronel Marcos Tadeu Celante Weolffel, que estava no comando do Batalhão de Trânsito desde maio de 2010.
"Darei continuidade ao bom trabalho realizado pelo tenente coronel Celante no comando do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Sabemos que o trabalho continuará sendo intenso, mas temos a certeza de que podemos colher bons frutos no sentido de dar mais segurança ao trânsito capixaba", afirma o tenente coronel Wallace.
A solenidade contou com a presença de vários oficiais da PMES. Dentre eles estavam o comandante geral da corporação, o coronel Ronalt Willian de Oliveira; o subcomandante geral, o coronel Dejanir Braz Pereira da Silva; e o comandante do CPOM, o coronel Edmilson dos Santos.
Além dos oficiais da PM, membros das Forças Armadas (Exército e Marinha); integrantes da Polícia Civil e autoridades políticas prestigiaram a passagem de comando do BPTran. O secretário de segurança pública do Espírito Santo, o doutor Henrique Herkenhoff também esteve na solenidade.
Desde 2011 na Ajudância Geral do Comando da Polícia Militar, o tenente coronel Wallace atuou por 10 anos no BPTran, entre 1992 e 2002, sendo um dos fundadores da unidade. Em 2009 retornou ao BPTran como subcomandante. Ao longo dos seus 28 anos de serviço, ele ainda trabalhou na Diretoria de Pessoal da PM, 1ºBPM em Vitória, 4º BPM em Vila Velha, 7ºBPM em Cariacica e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA).
O tenente coronel Wallace entrou na PMES em 1984 no curso de formação de soldados, no ano seguinte foi promovido a sargento e em 1988 entrou no Curso de Formação de Oficiais. Ele ainda se formou em Comunicação Social (Jornalismo) e Filosofia pela UFES, cursou pós graduações em Gestão Empresarial e Segurança Pública pela UFES e de administração pública pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.
Sob o comando do tenente coronel Celante, o BPTran firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e o Detran, e aperfeiçoou sua atuação com a aquisição de equipamentos de última geração, como 100 aparelhos smartphones, que fornecem ao policial militar acesso imediato à situação do veículo e de seu condutor.
"Há dois anos eu assumi o comando do Batalhão de Trânsito com a missão de contribuir para a humanização do trânsito capixaba. Acredito que somei neste processo, em parceria com a Sesp, com o Detran e o Governo do Estado", declara o tenente coronel Celante, que irá trabalhar na Ajudância Geral do Comando Geral da PMES.
Nos últimos dois anos o número de operações do BPTran quase que triplicou. Durante o primeiro quadrimestre de 2012, 920 operações foram realizadas pelo Batalhão, contra 375 do mesmo período de 2011. O número de autos de infração se multiplicou de forma considerável.
Nos primeiros quatro meses de 2011 foram emitidos 1,2 mil autos de infração de trânsito.
Em 2012 esse número aumentou para 18.006. Uma das grandes bandeiras do BPTran na última década é o combate a embriaguez no trânsito. Somente no primeiro quadrimestre do ano passado, 473 condutores foram flagrados com sintomas de embriaguez nas áreas de atuação da Polícia Militar.
No mesmo período de 2012 os flagrantes aumentaram para 1.782, ou seja, um acréscimo de 277% no número de motoristas autuados por dirigir sob o efeito do álcool.
"No ano passado o BPTran realizou 1.026 testes de embriaguez no trânsito, nos quatro primeiros meses de 2011. Apenas no primeiro período de 2012, foram 11.620. Isso nos deixa preocupados, como cidadãos, mas por outro lado demonstra o trabalho incansável da Polícia Militar do Espírito Santo no sentido de humanizar o nosso trânsito", afirma o tenente coronel Celante.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br