O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma megaoperação nesta quinta-feira (29) em cumprimento a mandados de busca e apreensão em seis residências no município de Jaguaré, resultando na apreensão de armas, canhões caseiros para caça, pássaros silvestres, animais abatidos, vários apetrechos de caça, além de setecentas munições. Todos os acusados foram encaminhados o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Jaguaré.
A operação teve seu início às 06h terminando por volta das 17h30. A operação foi desencadeada devido a diversas denúncias ao longo do ano, apontando moradores de seis residências como caçadores da região, inclusive na Reserva Biológica de Sooretama. Diversas viaturas e equipes de policiais ambientais da 3° Companhia do BPMA seguiram para zona rural do município nas localidades conhecidas como Barra Seca Velha, Córrego Estivado e Fátima.
Na primeira abordagem foram encontradas duas aves, oito pios de caça, duas gaiolas e uma fisgam, sendo lavrado Termo Circunstanciado contra um homem de 29 anos de idade, o qual foi intimado a comparecer em Juízo.
Na segunda residência, foram apreendidos um rifle calibre 22, 582 munições calibre 22, dois pentes para munição, um canhão, armadilhas, uma paca e um lagarto abatido totalizando 2,98 kg e um registro de arma de fogo. O acusado de 18 anos de idade foi autuado em flagrante e conduzido ao DPJ de Jaguaré.
Na terceira residência foram apreendidas 99 munições calibre 22, oito canhões, um rifle calibre 22, além de diversos apetrechos de caça e armadilha. O acusado de 43 anos de idade foi detido em flagrante e conduzido ao DPJ de Jaguaré.
Na quarta residência foram apreendidas duas espingardas calibre 36 e 5.5, sendo uma com luneta, 19 munições calibre 36, cinco pios de caça e diversos apetrechos. O acusado de 46 anos de idade foi conduzido ao DPJ de Jaguaré e também autuado em flagrante.
Em duas residências não foram encontradas armas ou qualquer outro objeto que comprovasse a prática de crime ambiental.
A Polícia Militar Ambiental informou que “as denúncias foram realizadas pela população que está indignada com esse tipo de crime foi fundamental para o êxito da operação, que desta vez tirou de circulação um total de dois rifles, duas espingardas, 700 munições, nove canhões, dois animais abatidos, 13 pios de caça, diversas armadilhas e apetrechos de caça”.
O BPMA ainda orienta que a população ao perceber qualquer movimentação suspeita ou crimes ambientais para ligar sempre para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com