Neste domingo (21), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Unidade Especializada da PMES, comemora o Dia Estadual do Policial Militar Ambiental. A data coincide não por acaso, com uma das mais importantes comemorações na área ambiental que é o Dia da Árvore.
Este é o primeiro ano de comemoração graças à Lei nº 10.231, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 28 de maio. Além de diversas ações de educação ambiental programadas para os próximos dias junto às escolas e comunidades, o BPMA promoverá uma imersão do seu efetivo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro no dia 23 de setembro, onde serão realizadas trilhas com orientações aos policiais militares ambientais.
Missão do BPMA:
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Unidade Especializada da Polícia Militar do Espírito Santo tem como principal objetivo a preservação da ordem pública em seu aspecto ambiental.
No âmbito da fiscalização, muitas são as ações da Unidade como proteção de manguezais, rios, lagos, lagoas e mar territorial. Policiamento em remanescente de Mata Atlântica e Unidades de Conservação, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Preservação Ambiental dentre outras. Fiscalização de desmatamentos, aberturas de estradas em matas, corte seletivo e anelamento de árvores, fiscalização do transporte, armazenamento e industrialização de produtos e subprodutos provenientes da flora nativa como madeira, palmito, plantas nativas. Fiscalização em serrarias, fábricas de carvão e similares. Fiscalização a queimadas irregulares, da caça ilegal e da manutenção em cativeiro de animais silvestres. Desmonte de armadilhas para apanha de animais silvestres, combate à biopirataria e ao tráfico de animais silvestres, vistoria em obras e atividades poluidoras, como atividades de mineração e barragens, desvios de curso d’água, aterros em áreas de preservação, combate à pesca predatória, verificação de irregularidades em peixarias, empresas de pesca e similares, recolhimento de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, além de um intenso trabalho de educação ambiental que está em plena atividade.
Para o comandante do BPMA, tenente-coronel Francisco José Silva Gomes, a data é muito representativa e vem coroar o trabalho desenvolvido ao longo dos 26 anos da Polícia Ambiental em todo território capixaba e, sobretudo, incentivar cada vez mais a luta da Unidade em prol da sustentabilidade. “Temos grande responsabilidade em corresponder a essa gratificante honraria que nos foi concedida, sempre aprimorando nossos atendimentos de modo a proporcionar um meio ambiente conservado e a melhoria da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações”, ressaltou o comandante.
Saiba mais sobre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental:
A primeira unidade de policiamento ambiental, a Companhia de Polícia Florestal, que deu origem ao BPMA, foi instalada no dia 03 de março de 1988, no município de Cariacica. Na época, a subunidade policial era responsável por diversas ações de fiscalização ambiental em todo o Estado.
Atualmente, o BPMA, sediado no município da Serra, conta com o efetivo de 173 policiais militares, distribuídos em quatro companhias destacadas no território capixaba, nos municípios de Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. O BPMA possui outras sete bases operacionais, entre Pelotões e Destacamentos de Polícia Ambiental.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573