Governo do Estado do Espírito Santo
23/01/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h49

BME treina cães para encontrar drogas, explosivos e até armas


Na atividade operacional, os policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar contam com um reforço para encontrar drogas, explosivos, imobilizar suspeitos e até achar armas. Todo esse trabalho é realizado pelos cachorros que fazem parte da Companhia de Operações com Cães.

Os animais recebem um treinamento especial e depois estão prontos para atuar em missões junto com os policiais. Para fazer parte da tropa, são selecionados os cães que têm aptidão para serem obedientes aos comandos que irão receber durante os treinos.

“É importante frisar que os cães não trabalham e não recebem salário. Como eles brincam, precisam ter o estímulo muito forte e muito aguçado. Por isso, eles são treinados com os objetos que queremos que encontrem. Os cães percebem o cheiro e depois de encontrá-los, recebem um prêmio, que são brinquedos”, explicou o comandante da Companhia, capitão Marsuel Botelho Riani.

A unidade possui atualmente 27 cães. Um deles é o pastor belga malinois chamado Cabul, que está sendo treinado para a detecção de explosivos, assim como o Ascon, que é da mesma raça e está em treinamento há dois meses para localizar drogas e armas.

“A novidade é que os cães encontrem armas principalmente em veículos e com pessoas sem que haja a necessidade da busca efetiva pelo policial”, explicou o capitão.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard