02/05/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h20

BME recebeu novo comandante nesta quinta-feira (03)

O Batalhão de Missões Especiais (BME) recebeu um novo comandante nesta quinta-feira (03). O tenente coronel Glauco Carminat Rodrigues deixa o comando da unidade após quase três anos, para que o tenente coronel Alexandre Ofranti Ramalho assuma.

Estiveram presentes na solenidade de passagem de comando representantes do Exército, OAB, Iases, Adesg, Maçonaria, Vale, além de diretores e comandantes das unidades da Polícia Militar do Espírito Santo e o Deputado Estadual Sandro Locutor.

“Em 2011, o BME entregou à PM mais de meio milhão de reais em apreensões, além dos inúmeros detidos e apreensões de drogas. É com muito orgulho que posso dizer que fiz parte deste Batalhão e desejo felicidade ao sucessor da tropa”, disse o tenente coronel Carminat.
Já o tenente coronel Ramalho, disse que “se sente honrado em assumir o Batalhão e ao mesmo tempo percebe a imensa responsabilidade de conduzir o BME”.

Sobre o novo comandante do BME

Nascido em Vitória, no dia 1º de agosto de 1969, o novo comandante do BME foi declarado aspirante a oficial em 10 de outubro de 1991, sendo promovido posteriormente a 2º tenente, 1º tenente, capitão, major e recentemente a tenente coronel.

Recém promovido, o tenente coronel, Ramalho atuou na Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), onde chegou a ser subcomandante da unidade. Ele ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo em 1988.

O tenente coronel Ramalho é formado pelo Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais; graduado como bacharel em Administração pela Faesa; e pós-graduado com especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O oficial também possui 16 cursos de interesse policial militar, em destaque as especializações em operações especiais, de entradas táticas com uso de explosivos, no controle de conflitos e situações de crises, na negociação com sequestradores, na área de explosivos não convencionais, além de possuir curso com armas de destruição em massa.

O tenente coronel Ramalho também tem um livro publicado, “Ocorrências com Reféns – Fundamentos e Práticas no Brasil”. Ele também foi docente em cursos ministrados a diversos batalhões da PMES, para o Sistema Prisional do Acre, além de aulas integradas à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e em cursos de Gerenciamento de Crise realizados em Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Palmas (TO).

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento