Governo do Estado do Espírito Santo
06/07/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h14

Batalhão de Trânsito da PMES flagra mais de 1.000 condutores embriagados em Junho

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da PMES fechou os dados referentes à embriaguez no trânsito no mês de junho deste ano, chegando ao incrível número de 1.094 casos de condutores embriagados na Região Metropolitana da Grande Vitória. O número representa um aumento de 138% nos casos de embriaguez ao volante, comparado ao mesmo período do ano passado (junho/2014) quando 459 condutores foram flagrados.

De acordo com o BPTran, o aumento se deve à mudança no modus operandi das operações, onde as blitzen estáticas e de vigilância com policiais velados passaram a ser complementadas com operações itinerantes, em que as viaturas atuam em deslocamento, no entorno dos locais onde normalmente há consumo de bebidas alcoólicas, e selecionam os veículos que estão sendo guiados para efetuar uma abordagem qualificada.

O Comandante da Unidade, tenente-coronel Marcelo Luiz Bermudes Rangel, ressaltou que a Polícia Militar vem fazendo a parte que compete: fiscalizar e aplicar a lei aos motoristas que teimam em desrespeitá-la. “É necessário que a sociedade, em contrapartida, faça sua parte, respeitando a legislação de trânsito, não excedendo o limite de velocidade das vias, não ingerindo bebida alcoólica antes de dirigir, para que possamos ter um trânsito em condições seguras para todos, pois um trânsito mais humano é um direito e responsabilidade de todos”, ressaltou.

O Comandante do BPTran destacou ainda que a segurança no trânsito vem a reboque de uma educação mais efetiva dos condutores e futuros condutores, visto que só uma fiscalização mais atuante não tem o poder de mudar comportamentos e conferir uma maior segurança no trânsito e, consequentemente, a redução do número de mortes em acidentes de trânsito.

O oficial relembrou que o ato de dirigir sob influência de álcool ou se recusar a realizar o teste do etilômetro é uma infração gravíssima, que gera uma multa no valor de RS 1.915,40, bem como suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses e, caso o condutor seja reincidente no período de 12 meses a multa é aplicada em dobro.

O número de acidentes e a quantidade de mortes no trânsito (cerca de 50.000/ano) são indicadores que colocam o Brasil no topo dos países com um trânsito mais violento. Esse cenário, segundo o Comandante, só terá um horizonte promissor quando a sociedade tomar atitude. “Deixar o discurso de lado e realmente cumprir a legislação de trânsito, não esperando que somente as autoridades constituídas resolvam tudo num passe de mágica, isto é, tem que haver uma mudança de comportamento”, disse.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard