Governo do Estado do Espírito Santo
02/11/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h30

Batalhão de Polícia Ambiental da PMES participa de Ciclo de palestras em Animais Silvestres

Neste final de semana, o Grupo de Estudos em Animais Silvestres (GEAS) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo realizou o I Ciclo de palestras em Animais Silvestres, em Alegre. O evento foi realizado na sexta-feira (31) e no sábado (01), no auditório principal da Universidade Federal do Espírito Santo e contou com a participação de biólogos, médicos veterinários, zootecnistas, alunos do curso de medicina veterinária e a Polícia Ambiental.

O capitão Roberto Martins representou o Batalhão de Polícia Ambiental com a palestra “As atividades da Polícia Ambiental no ES”, onde fez uma apresentação com um balanço dos últimos três anos focando os resultados alcançados nas apreensões de armas e munições, animais silvestres apreendidos e recolhidos, a crescente participação da sociedade através de suas denúncias, o plano de comunicação social da Unidade, o trabalho contínuo de educação ambiental, as reuniões de avaliações e estudos do Comando da Unidade, as principais demandas da Unidade em todo o Estado e na região do Caparaó, os projetos e metas em curso, dentre outros.

Segundo uma das organizadoras do evento, Thays de Carvalho Amorim, aluna do 8º período de medicina veterinária, “ajudar na realização de um evento como este, foi gratificante e um aprendizado enorme para mim, tendo enorme orgulho de vivido cada pedacinho da construção do I Ciclo de palestras em Animais Silvestres. Conhecer um pouco mais sobre a área foi fundamental para minha formação profissional como futura médica veterinária, sendo maravilhoso dividir conhecimentos com os colegas de outras áreas e principalmente poder contar com o apoio da Polícia Militar Ambiental, que está realizando um trabalho maravilhoso de apreensão e preservação de nossa fauna e flora em todo o Estado e em especial aqui na região do Caparaó”, concluiu.

Além da apresentação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), outros temas como a proteção e monitoramento de animais silvestres na Rodosol, clínica de répteis, doenças emergentes em tartarugas marinhas, reintrodução como ferramentas para a conservação de espécies e técnicas de levantamento faunístico para a conservação de espécies, foram abordados.

Para o palestrante, capitão Roberto Martins, “a experiência foi altamente gratificante não só pela organização, mas, sobretudo pelos importantes temas abordados e a oportunidade de reforçar ainda mais a parceria entre a Polícia Militar Ambiental e os profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre, que nos auxiliam rotineiramente nas demandas envolvendo animais silvestres que são recolhidos ou apreendidos em condições de risco”, concluiu.




Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard