O 2º Batalhão em Nova Venécia sediou os Jogos Escolares da Rede Estadual conhecidos por “Jogos na Rede”. O evento promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação (SEDU), foi realizado nesse sábado (22) e domingo (23), na sede da Unidade. A competição envolveu alunos do ensino médio e professores de escolas públicas estaduais de todos os municípios do Espírito Santo.
Durante o sábado (22), aconteceu a 1ª etapa dos Jogos da Rede Estadual da Região Norte, com a participação do Polo Regional Norte I. A competição contou com atletas da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Nova Venécia, Barra de São Francisco e Colatina. Já no domingo (18), o evento contou com a participação do Polo Regional Norte II, envolvendo atletas da SRE de Linhares e São Mateus.
Aproximadamente 350 atletas participaram das provas de atletismo e xadrez. As modalidades de atletismo foram: corrida de 100, 200, 400, 800 e 1500 metros e revezamento 4 x 100 metros. Entre as provas de campo, estavam o arremesso de peso, o lançamento de disco e o salto em distância.
Os jogos foram coordenados por Luiz Roberto Gomes, Coordenador Geral dos Jogos no Estado e por Regina Maria Deodato Santos Bortoloti, Técnica Pedagoga da SRE em Nova Venécia e Coordenadora Regional de Esporte e Cultura na Escola.
Regina ressaltou que os objetivos da competição são o estímulo ao esporte, a integração social e o protagonismo juvenil. Segundo ela, esta é a 8ª etapa dos “Jogos da Rede”. A Coordenadora agradeceu ao Comandante do 2º BPM, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, por ter cedido as dependências do Batalhão, onde foi promovida a competição. Regina frisou que a parceria com o Batalhão foi fundamental para a realização das provas.
Para o tenente-coronel Aleixo, abrir as dependências do quartel para que os jogos sejam realizados vai muito além do apoio estudantil. “As ambições do Comando com esta atitude perpassam pela intenção de oportunizar a professores um ambiente onde possam junto com o desenvolvimento físico, serem trabalhados também psicologicamente valores morais como a disciplina, limites e respeito às autoridades, qualidades fundamentas no exercício da cidadania”, ressaltou.
Segundo o oficial, ao chegarem à Unidade, os visitantes foram encaminhados ao auditório, onde a equipe de recepção transmitiu as boas vindas do Batalhão e as regras de convivência no Quartel.
Outro ponto extremamente positivo, de acordo com o tenente-coronel Aleixo, foi a quebra da barreira entre jovens e a Polícia Militar. “Trazer os jovens para dentro do Batalhão é uma forma de desconstruir a imagem da polícia violenta, refratária e distante da população”, disse.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573