Governo do Estado do Espírito Santo
16/12/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h46

Batalhão de Missões Especiais realiza demonstração para 50 magistrados em formação

Na tarde desta segunda-feira (15), o Batalhão de Missões Especiais (BME) realizou uma demonstração técnica e tática de atuação para 50 magistrados recentemente empossados, no stand de tiro do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica.

O evento teve o objetivo de desenvolver a interação entre o BME e o Poder Judiciário, apresentando aos novos juízes as atividades inerentes à Unidade e suas peculiaridades operacionais. O Capitão André Pratti Lemos, Comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), iniciou a demonstração destacando a importância do BME no cenário da segurança pública capixaba, relatando as principais ocorrências e explicando a função de cada companhia da Unidade. Após a fala, as companhias operacionais iniciaram suas respectivas apresentações.

A COE simulou uma entrada com o Time Tático em ambiente confinado, com a utilização dos atiradores de elite e técnicas de rapel, além de uma instrução que permitiu aos visitantes a oportunidade de observarem o funcionamento de um alto explosivo. Já a Companhia de Operações de Choque realizou uma evolução das formações utilizadas em controle de distúrbios civis, efetuando disparos de munição de impacto controlado e lançamento de granadas de efeito moral. No final da visita, os juízes puderam conhecer o posto de comando do batalhão, uma unidade móvel utilizada para dar suporte logístico-operacional em ocorrências mais complexas denominadas crise.

O Juiz da Vara do Júri de Colatina, André Guasti, ressaltou a interação entre o Judiciário e as forças de segurança do estado, destacando a importante participação da Polícia Militar no processo. “Nós, que somos juízes e estamos em início de carreira, entendemos que é bastante importante essa relação institucional com as forças de segurança. Nós atuamos diretamente com a Polícia Militar, sendo esta instituição, uma grande parceira do Poder Judiciário”, disse o magistrado.

O Tenente Coronel Aguiar, Comandante do BME, elogiou a excelente iniciativa e organização do evento por parte do Estado Maior da PMES, destacando os bons resultados deste tipo de interação. “A iniciativa do nosso EMG (Estado Maior Geral) e da ACG (Assessoria do Comando Geral) foi excepcional. A sociedade, de um modo geral, precisa conhecer o que fazem os abnegados homens e mulheres dessa quase bicentenária instituição. Com certeza esses novos magistrados, após a visita, vão ter outra percepção de nossa briosa corporação”, disse o oficial.


Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard