Governo do Estado do Espírito Santo
25/04/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h02

Batalhão de Missões Especiais inicia 2ª edição do Curso de Operações de Choque

O Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar do Espírito Santo iniciou na manhã desta sexta-feira (25), o 2º Curso de Operações de Choque. A aula inaugural aconteceu no auditório da Faculdade de Direito de Vitória – FDV, em Vitória e contou com a presença de autoridades militares, dentre elas o Cel Edmilson dos Santos, Comandante Geral da PMES, Cel RR Juarez Monteiro da Silva, Ex-Comandante do BME e fundador do Batalhão, Cel RR Dejanir Braz Pereira Da Silva, Ex-Comandante do BME, Cel Marcos Assis Batista, Comandante do CPOE, Cel Isson Feu Ferreira Pinto Filho, Diretor de Saúde, Ten Cel Jailson Miranda, representando a Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa e o palestrante Ten Cel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, Comandante do 6º BPM e ex-integrante do BME. O Ten Cel Nylton início sua carreira comandando pelotões de choque, atuou como Subcomandante da Antiga Companhia Independente de Choque, e já como BME, foi Comandante da Companhia de Policiamento de Choque.

A palestra abordou um tema motivacional com resgate das raízes do Batalhão de Missões Especiais, fazendo menção aos pioneiros e às características fundamentais de um policial integrante desta tropa. Foram citados fatos relevantes que puderam esclarecer a importância da disciplina e do respeito dentro da Polícia Militar, bem como a manutenção das tradições.O Ten Cel Nylton ressaltou o fator solene do espírito de corpo dentro de uma tropa especial: “A identificação com o grupo gera apoio mútuo e se prolonga no tempo.” Segundo o palestrante, as raízes são referenciais imprescindíveis para os novos policiais que ingressam no batalhão: “O BME foi formado por homens abnegados, que renunciaram seus interesses próprios em favor da instituição.”

O curso inicia com a presença de 35 alunos que serão submetidos a diversas instruções, tais como: Técnica e Tática de CDC, Técnicas e Tecnologias não Letais, Tiro Policial, Policiamento em Eventos, Noções de Cinotecnia, Noções de Negociação, Doutrina de Patrulhamento Tático Motorizado, Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, dentre outras. Serão 324 horas/aula, com duração prevista até o dia 13 de Junho, com instruções na área interna do BME e em áreas externas especificas. “A manutenção da qualidade técnica requer a continuidade do aprimoramento profissional” disse o Ten Cel Ramalho, Comandante do BME.

Ao final do evento, o Ten Cel Ramalho entregou um certificado alusivo à participação do Ten Cel Nylton como palestrante, em agradecimento a sua disponibilidade e comprometimento ainda dispensados aos assuntos ligados ao Batalhão de Missões Especiais.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard