Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2017 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 14h15

Batalhão de Colatina realiza Prestação de Contas do ano de 2017 em solenidade na Câmara Municipal

Na noite da última segunda-feira (11), na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Colatina ocorreu a solenidade de prestação de Contas do 8º Batalhão da Polícia Militar referente ao ano de 2017, dos meses de janeiro a novembro.

O evento iniciou-se por voltas das 18h e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o comandante do CPO Noroeste, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis; os oficiais do CPO Noroeste e 8º Batalhão; Dr. Guilherme Alves dos Santos, juiz substituto da Justiça Federal em Colatina; Dr. Fabricio Antônio J. Bragato, delegado-chefe da 15ª DR de Colatina; coronel Rubens Ricardo Maciel Barcellos, secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina; capitão Douglas Morau Briel, representando o comando da 3ª Cia Independente do CBOM; empresários de cidade, lideranças municipais e representantes de diversas entidades da Sociedade Civil Organizada.

Na oportunidade, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Rômulo Souza Dias, apresentou a missão da Polícia Militar para a comunidade colatinense, toda a estrutura organizacional e modalidades de policiamento executadas na área da unidade, que abrange sete municípios (Colatina, Baixo Guandu, Marilândia, Pancas, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte e Governador Lindenberg). Ao todo, é um total de 475 comunidades atendidas, localizadas tanto na zona rural, quanto urbana da região.

Foram destacados pelo oficial os dados operacionais de 2017, números positivos que refletem o avanço no trabalho desempenhado, além de evidenciarem o comprometimento do policial militar com a comunidade.

“Gostaríamos de agradecer o enaltecimento dos vereadores sobre atuação dos militares na região. São diversas as parcerias com os órgãos públicos e demais entidades da sociedade civil para resolução dos problemas relativos à segurança pública. Soma-se a esse trabalho as múltiplas atividades promovidas, tais como Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Recreio no Quartel, palestras para a comunidade e visitas tranquilizadoras a mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou.

Durante a solenidade também foi destacada a política de valorização interna dos militares, que abarcam melhorias na estrutura física das instalações, capacitação e aperfeiçoamento profissional e integração socioafetiva e familiar entre os policiais.

Os números

Os dados operacionais do 8º Batalhão revelam avanço e conquistas no ano de 2017. Foram apreendidas 104 armas de fogo e 879 munições, com 2.909 pessoas detidas. Grande quantidade de entorpecente foi tirada de circulação neste ano, 32.155 gramas, 4.949 buchas e 39 pés de maconha; 44 gramas, 411 papelotes e 50 pinos de cocaína; 11.951 gramas e 3.540 pedras crack. Essas ações culminaram em diminuição expressiva nos números de homicídios e crimes contra o patrimônio na região, conquistas que evidenciam o empenho, comprometimento e dedicação dos policiais.

O comandante da unidade falou sobre as metas para o ano de 2018. “O objetivo é promover, com a comunidade residente na área de responsabilidade territorial da Unidade, a preservação da Ordem Pública por intermédio da parceria com outros órgãos, com a sociedade civil organizada, respeitando a dignidade da pessoa humana e valorizando o público interno”, enumerou.

O tenente-coronel Rômulo também destacou como meta principal a manutenção do controle dos índices de violência e criminalidade, dando continuidade e aperfeiçoando as atividades já desempenhadas pela Unidade, além de reestruturar a patrulha rural e intensificar o sistema de policiamento comunitário, tudo com o fito de bem atender a sociedade em geral.

As autoridades presentes salientaram a importância dos serviços prestados pela Polícia Militar à comunidade e comemoraram os avanços granjeados, destacando que estes são fruto de integração, relação de confiança e parceria entre a sociedade e a instituição.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 885

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard