No 1° semestre de 2017 foram cumpridos 202 mandados judiciais em toda a área do 8° Batalhão, que integra os municípios de Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Pancas, Governador Lindenberg, Alto Rio Novo e São Domingos do Norte.
Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2017, o 8° Batalhão cumpriu um quantitativo de mandados judiciais acima da média de anos anteriores. No mês de Janeiro foram cumpridos 12 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Em fevereiro foram cumpridos quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Em março foram cumpridos 14 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Nos meses de abril, maio e junho foram 91 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão cumpridos com êxito pela Polícia Militar nesses municípios. A soma de mandados judiciais cumpridos no 1° semestre de 2017 nos municípios atendidos pelo 8° BPM foi de 202.
Segundo o comandante da Unidade, tenente-coronel Rômulo Souza Dias, a eficácia nas ações de cumprimento de mandados judiciais nos municípios abrangidos pelo Batalhão ocorre em razão do qualificado trabalho realizado pela Seção de Inteligência da Unidade.
“O diálogo permanente entre o 8° BPM e o Poder Judiciário nas cidades abrangidas pelo batalhão tem possibilitado resultados excepcionais nas atividades de cumprimento de mandados judiciais em nossa região. Esse diálogo reflete o momento positivo relacionado à diminuição dos índices criminais em cada uma das cidades abrangidas pelo 8° BPM”, assegurou.