O 9° Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, onde fica sua sede, Castelo, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivácqua vai realizar na próxima quinta-feira (17) a solenidade de passagem de comando.
O Tenente-Coronel Alessandro Marin deixará o cargo, após dois períodos à frente da Unidade. O oficial assumiu a Unidade do ano de 2012 a 2014 e de 2015 a 2016, totalizando quase quatro anos de Comando. Em seu lugar assume o Tenente-Coronel Emerson Caus, que se encontra lotado na Diretoria de Saúde da PM, mas já fez parte do Comando de Polícia Ostensiva Sul comandando por quatro anos a 10ª Companhia Independente da PM, em Anchieta.
“Comandar o batalhão de minha terra natal foi uma realização em minha carreira. Comandá-lo por duas vezes foi uma honra, e bem poucos tiveram essa oportunidade. Foram quatro anos dos quais nunca me esquecerei. De amigos e companheiros que, dentro e fora dos portões do quartel, sempre estavam a postos para nos ajudar. Saio com o sentimento de que não pude realizar tudo o que o cidadão espera, mas consciente de que as populações desses municípios podiam ver a polícia militar se esforçando nas ruas para fazer a prevenção, a repressão aos criminosos e salvando vidas”, destacou o Tenente-Coronel Marin.
O comandante completou que o maior patrimônio que o Batalhão deixa são as operações diárias, que somam apenas no mês de novembro 215 operações de inquietação, 599 blitzens, 774 cercos táticos, 848 visitas tranquilizadoras, 320 operações de abordagem a taxis, 1.349 operações de abordagem a motocicletas e 75 de abordagem a coletivos, e que resultaram em 253 veículos recuperados, 158 armas apreendidas, 5.835 buchas de maconha e pedras de crack, além de 129 foragidos capturados neste ano.
Outras conquistas alcançadas e que ajudaram a desenvolver o policiamento ostensivo foram a reforma e instalação da 1ª Cia no Bairro Guandu em Cachoeiro, a instalação da 3ª Cia em novo imóvel em Castelo, a ativação de novos tipos e modalidades de policiamento em todos os municípios, a realização de cursos para a tropa, o fortalecimento do Serviço de Inteligência da Unidade, a disponibilidade de terminais de registro de ocorrência computadorizados em todos os municípios para registro de ocorrências e os preparativos para a divisão operacional da Unidade em mais uma companhia de policiamento em Cachoeiro.
O Tenente-Coronel Caus assume com o propósito de trabalhar junto com as comunidades e prefeituras para a melhoria da segurança. “Quero agradecer pela indicação do meu nome para comandar uma unidade operacional tão importante quanto o 9º BPM”, disse o oficial, que garantiu ainda a continuidade e ampliação do trabalho desenvolvido, juntamente com outras instituições públicas, sociedade civil organizada e comunidade em geral.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573