Governo do Estado do Espírito Santo
14/08/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h42

Batalhão da Polícia Militar celebra 40 anos de existência

Foi realizada nessa quinta-feira (14), a solenidade militar alusiva ao 40° aniversário do 3° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Alegre. Com a presença do Comandante Geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos, foi entregue uma placa de “Amigo do 3º BPM” ao juiz de Direito da Comarca de Jerônimo Monteiro, Kleber Alcuri Júnior. Também foi prestada uma homenagem especial, por meio de um quadro, a Elizete Maria Abreu Guedes, esposa do coronel José Marcos Guedes, que dá nome ao 3º BPM, a entrega de diplomas dos destaques operacionais e a entrega simbólica das tarjetas aos alunos do Curso de Formação de Soldados pelos seus familiares.

A solenidade foi marcada pelo reencontro de muitos policiais militares de diversas gerações que contribuíram para a história exitosa do 3º Batalhão, sem contar com a emoção dos discursos e homenagens prestadas.

Abrindo a solenidade, Elizete Maria Abreu Guedes, esposa do coronel José Marcos Guedes, foi homenageada com uma mensagem emoldurada assinada pelo comandante da Unidade e com grande simbolismo pela gigante contribuição prestada pelo seu esposo, coronel Guedes, pessoa essa muito querida na sociedade alegrense e no meio militar.

O juiz de Direito da Comarca de Jerônimo Monteiro, Kleber Alcuri Júnior, recebeu das mãos do Comandante Geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos, do coronel Hermano Pinto de Oliveira, Comandante do CPO-Sul e do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Alexandre Quintino, o diploma de “Amigo do 3º BPM”, pela sua parceria, amizade e grande contribuição nas atividades da Unidade Operacional, seguido da entrega dos certificados de destaques operacionais aos policiais militares que se sobressaíram no cumprimento de suas atividades nos dois trimestres deste ano.

Em seguida, os familiares e amigos realizaram de forma simbólica a entrega das tarjetas aos alunos do Curso de Formação de Soldados, onde muitos deles foram cumprimentados calorosamente pelo Comandante Geral.

Durante os discursos o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Alexandre Quintino, enalteceu a parceria com os diversos segmentos da sociedade para vencer a complexa missão da prestação de serviço na segurança pública: “a atividade de prestação de segurança pública é por demais complexa. Não se atinge o índice de excelência na redução de criminalidade sozinho, e é nesse contexto que se torna necessário agradecer e solidificar as parcerias que o nosso Batalhão tem firmado e conquistado junto a diversos órgãos como o Poder Judiciário, o Ministério Público, as Prefeituras Municipais, as Câmaras de Vereadores, os Conselhos Tutelares, o comércio em geral, enfim, todos que de maneira direta ou indireta dão suas parcelas de contribuição e que juntos não tem medido esforços para cumprir a árdua tarefa de garantir a segurança pública e proporcionar a paz social”.

Fez ainda um agradecimento especial aos policiais que integram a Unidade e os que já serviram e deixaram o seu legado: “não poderia este comandante deixar de enaltecer e agradecer o empenho e a dedicação demonstrada por todos os policiais militares que integram o serviço ativo e aqueles valorosos policiais que hoje se encontram na inatividade, mas que, porém souberam escrever a sua passagem na vida do 3º Batalhão, cunhada com letras de ouro, pois, todos contribuem e contribuíram de maneira gigantesca para e enobrecimento do nome do nosso Batalhão”, e finalizou agradecendo ao coronel Edmilson dos Santos pelo apoio e pelo trabalho desenvolvido na PMES: “quero agradecer ao nosso comandante geral e líder, coronel Edmilson dos Santos, o entusiasmo é a maior força da alma. Vossa Excelência tem demonstrado algo mais que entusiasmo. Tem demonstrado, sobretudo, nos momentos mais difíceis, que a perseverança, a audácia para vencer os obstáculos, o comprometimento e a dedicação aos seus ideais são os pilares para se construir uma trajetória vitoriosa e de sucesso, pavimentada na humildade que é traço de sua personalidade. Isso para nós é um aprendizado! Afinal, a humildade é o degrau mais alto da sabedoria”, concluiu.

Em seguida o Comandante Geral, coronel Edmilson, em seu discurso não menos emocionado, disse que o 3º BPM ao longo dos seus 40 anos, nunca mediu esforços no sentido de dar continuidade às suas atividades de policiamento e formação, sempre buscando melhorias na prestação de serviço à sociedade sul capixaba. Enalteceu o trabalho dos destaques operacionais, principalmente dos policiais veteranos que sempre atuaram com motivação e respeito ao cidadão, servindo de exemplo aos alunos soldados.

Ressaltou a importância da entrega solene das tarjetas por parte dos familiares: “o ato da entrega das tarjetas, simboliza com muito orgulho a família confiando e entregando seu ente querido às fileiras da Polícia Militar para cumprir com seriedade, retidão e profissionalismo a nobre missão de se dedicar à causa policial em favor da segurança da sociedade”.

Ao final, a diretoria da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo, concedeu o diploma de “Amigo da ASSES” ao 3º BPM na pessoa de seu comandante, sendo servido após um coquetel na área de lazer da Unidade, onde todos puderam se confraternizar.

Solenidade

A concorrida solenidade militar foi realizada no pátio interno da sede da Unidade e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Comadante Geral da PMES, coronel Edmilson dos Santos, do coronel Hermano Pinto de Oliveira, Comandante do CPO-Sul, do Comando de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Marcos Assis Batista, dos coronéis da Reserva Remunerada, Celso Piantavinha Barreto, Marcos Antônio de Oliveira Campos, Adilson Silva Tolentino e Anselmo Lima, do tenente-coronel Weliton Virgílio Pereira da Diretoria de Finanças, do tenente-coronel Danilo Barcellos Junior, comandante do 14º BPM, do tenente-coronel Cleverson Mancini Lyra, comandante do 9º BPM, do major Emerson Caus, comandante da 10ª Companhia Independente, do Presidente da ASPOMIRES, capitão Ref. Nailson Pedro Tolentino, do representante do comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, capitão RR Roberto Martins, do capitão Marcelo Barbosa, representante da Diretoria da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo, do sargento do Tiro de Guerra de Alegre, Antônio Ailton dos Santos, do prefeito municipal de Alegre, Paulo Lemos Barbosa, da prefeita municipal de Dores do Rio Preto, Cláudia Martins Bastos, do vice-prefeito de Atílio Vivácqua, Almir Lima Barros, do vereador de Santa Leopoldina, capitão Jovelson Aguilar, do presidente do Conselho de Segurança Pública de Bom Jesus do Norte, Humberto Rodrigues de Oliveira, do diretor da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, Humberto Dias Viana, do delegado Chefe da 6ª Delegacia, Sebastião da Silva Borges, do juiz de Direito da Comarca de Jerônimo Monteiro, Kleber Alcuri Júnior, além de vários outros oficiais da PMES, vereadores, empresários, outras autoridades, familiares e amigos.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard