O Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) recolhe animais em cativeiro, abatidos e apreende materiais para caça nos municípios de Nova Venécia e Pinheiros, Norte do Estado. Os animais recolhidos foram levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, e posteriormente serão devolvidos ao seu habitat natural.
Após denuncias de que havia animais em cativeiro, policiais militares da 3° Companhia do BPMA prosseguiram ao local denunciado, em Nova Venécia, e flagraram um homem de 49 anos com sete aves e sete gaiolas. Outro homem de 57 anos foi flagrado com cinco aves e quatro gaiolas. Os dois foram autuados e assinaram um termo de compromisso de comparecerem perante o Juizado Especial Criminal de Nova Venécia para prestarem esclarecimentos sobre os fatos. Durante as apreensões populares entregaram voluntariamente um macaco, um canário da terra e um papagaio.
Na quinta-feira (13), duas equipes em cumprimento a mandados de busca e apreensão em duas residências no interior do município de Pinheiros, apreenderam com um homem de 29 anos, três aves em cativeiro, um tatu vivo, um gambá abatido, um engasgo para captura de jacaré, frascos contendo chumbo, pólvora e espoletas.
Já em outra residência um homem de 30 anos, foi flagrado com um tatu vivo, duas armadilhas, três cartuchos calibre 20 e frascos contendo pólvora e chumbo.
O BPMA reforça que manter pássaros nativos em cativeiro é crime. Mesmo estando em boas condições e bem alimentados. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade e a pena é de detenção de seis meses a um ano.
Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue para os números 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3