Na manhã dessa segunda-feira (1º), integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória realizaram uma ação de conscientização junto às comunidades localizadas próximas aos manguezais da capital do Estado.
A ação integrada marca o início do período de defeso do caranguejo-uçá, que se prolonga até o dia 30 de novembro de 2012. Inicialmente, os agentes ambientais conscientizaram a população quanto à necessidade de preservar o crustáceo, tendo em vista que serve de fonte de renda para muitas famílias que ali residem.
Se apanhados nesse período, ocorre uma ruptura no ciclo de vida, o que põe em risco a existência futura do caranguejo-uçá.
O Comandante da 1ª Companhia do BPMA, o capitão Pontes, ressaltou que cumprindo a Portaria nº 052/03 do Ibama, “durante o defeso fica proibido a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização e armazenamento do caranguejo-uçá”. Quem for flagrado praticando quaisquer dessas condutas responderá pelo crime tipificado no art. 34 da Lei Federal 9.605/98, cuja pena pode chegar a três anos de detenção, além de multa que varia de R$ 500,00 à R$ 1.000,00 por indivíduo capturado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3