Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h45

Batalhão Ambiental e Projeto Cereias devolvem animais silvestres a seu habitat natural


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em conjunto com o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), realizou na segunda-feira (17) a soltura de diversos animais silvestres em Santa Teresa.

A ação contou com apoio de empresários locais e ocorreu em uma área previamente cadastrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que oferece as condições necessárias à sobrevivência dos animais. Alguns animais apreendidos já estão classificados como em risco de extinção, como é o caso do “Catatau” e papagaio Chauá.

Os passeriformes de pequenos portes foram soltos diretamente na natureza, enquanto os papagaios passarão por um curto período de adaptação, aproximadamente de 15 dias, quando então o viveiro será mantido aberto e com alimentação, deixando que os animais fiquem livres para escolherem o melhor momento de voarem livremente em seu habitat natural.

Ao todo foram soltos 20 papagaios chauás, 30 catataus, 40 trinca-ferros, 20 melros, 17 sabiás laranjeiras e três bicos de pimenta. Alguns foram colocados em ninhos artificiais feitos de troncos para facilitar a procriação em locais mais seguros, e assim, buscar a perpetuação da espécie.

Todos os animais soltos são provenientes de apreensões feitas pelo BPMA e IBAMA, ou de entregas voluntárias. Todos foram devidamente tratados no Cereias, em Aracruz, estando, segundo os veterinários e biólogos, em condições de serem reintroduzidos na natureza.

O tenente Jair Luiz da Silva, do BPMA, informou que “quanto aos papagaios chauás esta é a primeira experiência deste tipo na região centro-serrana, onde se busca uma adaptação do animal ao novo ambiente, antes de proceder à soltura”.

A Polícia Ambiental esclarece que o possuidor de animais silvestres em cativeiro de forma irregular não deve soltar o animal, mas sim, entrar em contato com a Polícia Ambiental mais próxima para que faça o recolhimento sem ônus para o cidadão, ou seja, o mesmo não será multado ou preso e assim poderá conduzir o animal para tratamento adequado no Cereias, para posterior retorno ao seu habitat natural e perpetuação da espécie.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard