O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da PMES completou a marca de 1.500 matérias (releases) encaminhadas aos setores de comunicação social no estado. A produção refere-se ao período de dois anos e meio completados neste mês de setembro, logo após a Oficina de Comunicação realizada pelo comando da Unidade Especializada.
As matérias produzidas pelo BPMA retratam as atividades de fiscalização e educação ambiental em todo o Estado, desenvolvidas pelos militares estaduais que atuam na Unidade.
Em 2012, foram produzidas 540 matérias enquanto no ano de 2013, a Unidade registrou um total de 678, chegando à marca histórica de mil matérias produzidas. Já no ano de 2014, houve um esforço concentrado visando aprimorar ainda mais a qualidade e o conteúdo das imagens, vídeos e textos produzidos, completando neste mês de setembro a marca de 1.500 matérias em menos de três anos.
O modelo de comunicação social adotado pelo BPMA consta no Plano de Comunicação e Marketing da Unidade que a cada ano é aperfeiçoado e tem sua excelência reconhecida por diversos órgãos do Estado.
No início de 2012 a Seção de Comunicação Social do BPMA adotou alguns procedimentos para facilitar o relato das informações produzidas pelos militares que atuam na operacionalidade. Em seguida, foi definido formulário básico e modelos de encaminhamentos para a produção dos releases, incluindo também as imagens produzidas durante os atendimentos da Unidade. Em seguida, foram adquiridos novos equipamentos para produção de fotos e filmagens, para ilustrar e qualificar os releases. Esse formulário básico é atualizado a cada ano, considerando os tópicos que necessitam de uma maior atenção para melhorar ainda mais as informações colhidas e consequentemente divulgadas.
Na Oficina de Comunicação e Marketing realizada no último dia 31 de agosto com todo o efetivo do BPMA, ficou clara a percepção de todos que as divulgações também apresentaram um retorno interno muito positivo, pois além de cumprir suas missões diárias, a tropa se sente valorizada ao conseguir atender aos anseios da população, dando uma resposta focada na educação ambiental e na preservação do meio ambiente através dos meios de comunicação.
Mensalmente é produzido relatório das atividades da seção, onde toda a produção mensal é avaliada e discutida nas reuniões de oficiais em busca de aperfeiçoamentos e enviada por e-mail para todo o efetivo.
Segundo o comandante do BPMA tenente-coronel Francisco Gomes, “o trabalho de divulgação dos atendimentos realizados pelos policiais militares ambientais é fruto da seriedade e comprometimento de todo o efetivo e tem contribuído sobremaneira na prevenção de ilícitos contra o meio ambiente pois educam quanto ao cumprimento da legislação e inibem a ocorrência de novos danos sem a devida licença ambiental emitida pelo órgão competente”.
Durante o período considerado o BPMA atendeu mais de treze mil denúncias provenientes da população, de outros órgãos ambientais e do Ministério Público. Foram promovidos mais de quarenta mil atendimentos no território estadual que resultaram na constatação de cinco mil e quinhentos crimes ambientais e na apreensão de mais de catorze mil animais silvestres, de quinhentas e cinquenta armas de fogo, de seis mil e oitocentas munições, de setenta mil metros de rede e trinta e cinco toneladas de pescado. Também realizou, promoveu ou participou de mais de quinhentos eventos de educação ambiental, contribuindo para a conscientização e sensibilização de um público superior a duzentos e setenta mil pessoas desde 2012.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573