Governo do Estado do Espírito Santo
07/11/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h52

Batalhão Ambiental apreende pássaros silvestres nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07)

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou apreensões nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07) nos municípios de São Roque do Canaã, Aracruz e João Neiva. Diversos pássaros silvestres foram apreendidos, além de material para caça, armas de fogo e munições. Quatro pessoas foram presas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município do local da apreensão. Também foram confeccionados Termos Circunstanciados em nome de três pessoas. Os animais apreendidos foram levados para o Projeto CEREIAS, em Aracruz.

Na última terça-feira (06), militares do BPMA, após diversas denúncias informando que no Distrito de São Pedro, município de São Roque do Canaã, estaria ocorrendo tráfico de animais silvestres, militares ambientais montaram em conjunto com o IDAF e Secretaria de Meio Ambiente de São Roque uma operação no local informado.

Durante a operação foram apreendidos dois periquitos tuim, cinco papagaios filhotes de espécie chauá, duas jandaias, três coleiros, um galinho da serra, dois trinca-ferro, oito gaiolas, dois alçapões, uma espingarda calibre 28, além de farto material utilizado para caça, como 53 espoletas, um frasco de plástico contendo pólvora, um frasco de plástico contendo esferas de ferro, seis munições de metal calibre 28 deflagradas, cinco munições calibre 32 deflagradas, uma munição calibre 20 deflagrada, oito esferas de chumbo avulsas e seis espoletas calibre 28. Quatro pessoas foram presas e encaminhadas para o DPJ de Colatina das quais três responderão por crime ambiental e uma por posse de arma de fogo na Comarca de São Roque do Canaã.

Segundo o tenente Jair Luiz da Silva da Polícia Militar Ambiental “os filhotes de papagaios apreendidos tratam-se de papagaios da espécie chauá, nativos da mata atlântica brasileira possuindo como característica imitar sons e falas, inclusive do ser humano, todavia, este fator também o coloca como um dos animais mais traficados no Brasil, uma vez que possui alto valor no comércio ilegal de animais silvestres, e por consequência está em vias de extinção em nosso país”.

Disse ainda que, “após as primeiras apreensões, se confirmaram os indícios de comércio ilegal sendo levantado que alguns pássaros foram vendidos na região de Vitória”, e finalizou pedindo o apoio da população para que façam denúncias anônimas para o BPMA, pois não serão identificados e estarão contribuindo para a preservação dos animais silvestres.

Nos municípios de Aracruz e João Neiva, militares também realizaram uma apreensão nesta quarta-feira (07) após denúncias anônimas. Em uma residência no município de Aracruz e duas no município de João Neiva foram encontrados onze pássaros silvestres e dez gaiolas, dentre eles canários da terra, coleiros e até um papagaio chauá que se encontra na lista de risco de extinção.

Foram confeccionados Termos Circunstanciados em nome de três pessoas que serão encaminhados para Depol e ao Ministério Público de Aracruz, onde os mesmos responderão por crime ambiental.

Se o responsável pelo animal fizer a entrega voluntariamente, não responderá por crime ambiental. Basta ligar para o tel. (27) 3259-3386 que uma equipe irá ao local, fará o recolhimento e em seguida o encaminhará para o Projeto CEREIAS, em Aracruz.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard