Governo do Estado do Espírito Santo
17/12/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h46

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar recebe certificação na categoria Ouro

Na manhã desta quinta-feira (18), o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Polícia Militar (HPM) recebeu a certificação na categoria ouro do programa Iberoamericano de bancos de leite.

O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde, José Tadeu Marino, da Consultora do Ministério da Saúde, Renata Guedes, da Representante da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rosa Albuquerque, da coordenadora do Programa Estadual da Saúde da Criança, Edna Vaccari, e da coordenadora do Banco de Leite Humano do Hucam, Mônica Pontes.

Neste ano, o Espírito Santo obteve grande conquista com o credenciamento e certificação na categoria ouro de 08 bancos de leite. Após cumprir todos os requisitos do prêmio, o HPM conquistou o Certificado de Excelência em Banco de Leite Humano com a pontuação final 102, sendo classificado na categoria A.

O Secretário de Estado de Saúde elogiou a atuação dos hospitais na eficiência dos serviços realizados. “Estamos muito felizes com esse feito. É um reconhecimento que não vem de agora”, ressaltou José Tadeu Marino.

Além do Brasil, a Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano é composta por países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O programa tem por objetivo a troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano.

A enfermeira e coordenadora do BLH do HPM, Capitão Vera Lucia, explicou que para se conquistar o certificado é necessária uma avaliação de proficiência do banco de leite nos requisitos de qualidade de coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano. “Esperávamos essa certificação, pela qualidade dos serviços que prestamos. Conseguimos quebrar com o estereótipo do serviço público”, afirmou a coordenadora.

Vera Lucia ressaltou ainda que pelo fato de não contar com uma maternidade, o HPM acaba acolhendo todas as outras maternidades. “Quando se fala em banco de leite no Estado, somos referência”, destacou a capitão.

O diretor de Saúde do HPM, Coronel Isson Feu Pereira P. Filho, salientou que o BLH do HPM é um trabalho social forte que eleva o nome da PMES, pois é estruturado dentro dos padrões de qualidade. “É satisfatório obter um reconhecimento externo. Trabalhamos em prol da sociedade de forma capilarizada. Não importa o lugar, onde for necessária nossa presença, para levar ou buscar o leite humano, lá estaremos”, pontou o diretor.



Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar


Há 25 anos, o Banco de Leite Humano do HPM mantém um serviço de apoio para orientar as mães sobre aleitamento e para dar às crianças internadas nas unidades de tratamento intensivo a chance de receber o leite materno que chega através das doadoras.

A unidade realiza, aproximadamente, 13 mil atendimentos. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, mães e pais podem procurar o banco para obter informações sobre como a mulher deve se preparar para amamentar e como resolver os principais problemas enfrentados durante o aleitamento, como o ingurgitamento mamário e a mastite.



Atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Endereço: Avenida Jouberte de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória.

Telefone: (27) 3636-6568





Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard