Governo do Estado do Espírito Santo
06/03/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 12h15

Autores de atentado contra DPM de Ponto Belo são presos pela Polícia Militar

Na madrugada deste domingo (06), no bairro Vila Nova, em Ponto Belo, policiais militares do 2º Batalhão prenderam três jovens acusados de terem lançado um artefato explosivo contra o Destacamento de Polícia Militar no município.

No momento do atentado dois policiais militares estavam de serviço, sendo que um estava na recepção do DPM utilizando o computador, quando foi surpreendido pela explosão, que destruiu completamente a porta do destacamento.

Da explosão não houve vítimas, no entanto, os estilhaços do artefato causaram a destruição total da porta de entrada e avarias nas janelas, paredes e teto da edificação. De imediato, não foi possível identificar a autoria e a motivação para o crime.

Após o crime, as equipes do 2º BPM intensificaram os levantamentos e realizaram buscas para prenderem os criminosos.

Os agentes do serviço de inteligência da Unidade descobriram que a motivação para o atentado seria uma represália contra as ações da Polícia Militar que vêm sendo realizadas contra grupos de criminosos da região Norte e Noroeste do Estado. As equipes descobriram ainda que, antes do atentado, os criminosos chegaram a testar um artefato explosivo idêntico, num local conhecido como “Barrajão”, a fim de se certificarem da capacidade de destruição do explosivo.

Diante das informações, os policiais encontraram o local utilizado para o teste da bomba e recolheram estilhaços de metal do artefato, semelhantes aos que foram encontrados no DPM e recolhidos pela perícia.

Na sequência, foi desencadeada a operação policial, que resultou na prisão de M. S. S., 19 anos, que já possui passagem por tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma de fogo, L. P., 20 anos, acusado de também ter lançado a granada, e de U. B. J., 24 anos, acusado de ter fabricado o artefato. Na residência de U. foram apreendidos diversos objetos utilizados na fabricação do artefato como reagentes químicos, glicerina, barbante, pedal de bicicleta, entre outros.

Outros três adolescentes abordados confessaram espontaneamente que a bomba foi lançada por L., fato relatado a eles pelo próprio acusado e testemunhas.

Os acusados foram encaminhados ao DPJ de São Mateus, onde foram autuados em flagrante delito.

O Tenente Coronel Sebastião Aleixo Batista, Comandante do 2º BPM, afirmou que o atentado foi uma afronta à Polícia Militar e à sociedade, mas que em momento algum vai impedir a continuidade do trabalho que vem sendo realizado pela polícia nestes municípios. O oficial ressaltou que a sociedade tem papel importante para a segurança pública quando se posiciona contra criminosos denunciando. “Os telefones não possuem identificação, portanto não há que se ter nenhum temor do informante ser identificado. Nossa intenção é inverter a lógica atual e tornar esta região um local inseguro sim, mas para os criminosos”, destacou.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard