O número de armas de fogo apreendidas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) aumentou 33% no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados, divulgados na manhã da última sexta-feira (27), foram apreendidas 80 armas de fogo em 2012, entre espingardas, revólveres e garruchas; em 2011 foram 60.
Houve também o aumento de 170% na apreensão de munições de vários calibres, foram apreendidas 1.636 munições de vários calibres. Em 2011, esse número chegou a 598.
Para o comandante do batalhão, tenente coronel Andrey Carlos Rodrigues, “os números refletem os resultados das atividades e do comprometimento dos policiais militares da unidade, distribuídos nas quatro companhias que atuam na prevenção e no controle dos crimes ambientais em todo o Estado”.
O comandante enfatizou ainda que o BPMA tem o seu foco voltado para os crimes ambientais, mas durante as diligências seus policiais estão atentos a outros tipos de crimes, e que a apreensão dessas armas e munições pode contribuir para diminuição de outros tipos de delitos.
“Essas armas também poderiam ser usadas em crimes contra o patrimônio e contra pessoas. Daí a importância da atuação da Polícia Militar Ambiental na zona rural, na preservação dos recursos naturais, do patrimônio e, principalmente, da vida humana”, acrescentou o comandante.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br