Na manhã da última sexta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageou várias personalidades que atuaram no enfrentamento às drogas no estado. Cerca de 40 policiais militares foram homenageados na ocasião.
Denominada como “Homenagem e Reconhecimento ao Trabalho de Enfrentamento e Combate às Drogas”, a sessão solene proposta pelo deputado estadual Marcelo Santos homenageou diversos policiais militares, que por meio de programas e ações desenvolvidas pela Polícia Militar, atuaram meritoriamente no combate às drogas.
Entre os homenageados estavam o Diretor Adjunto da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Tenente-Coronel Jailson Miranda que, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas, alcançou o número de mais de 300 mil alunos formados na rede pública e privada. “O resultado foi alcançado graças ao planejamento e empenho dos instrutores que atuam em 57 municípios, além da equipe da Coordenação Estadual do Proerd, responsável pela assessoria dos instrutores”, afirmou o Coordenador Estadual do Proerd, Capitão Valc Angelo Rufino, que também foi homenageado no evento.
Representando o 1º Batalhão, receberam homenagens também o Tenente Joilson Cardoso Rangel Manhães e o Sargento Celso Túlio da Fonseca. O Tenente Joilson está há 28 anos na corporação e atualmente comanda as equipes de serviço na região dos bairros da Penha e São Benedito, em Vitória. O Sargento Fonseca, contando com 30 anos na Polícia Militar, recebeu a homenagem com emoção. “Receber uma homenagem como esta, ao final de serviço ativo na corporação, tendo em vista que passarei para a reserva remunerada em breve, me faz recordar dos tempos vividos e ter a certeza de que fiz a escolha certa, quando decidi servir nesta corporação”, exclamou.
Os policiais do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), o 1º Sargento Josemar Sacramento dos Santos e o 1º Sargento Teer Clem Coutinha Mesquita foram mais dois agraciados. Os militares representam os princípios norteadores da Unidade Especializada e buscam incansavelmente a defesa do cidadão capixaba, combatendo a criminalidade veementemente. Uma das ações da Rotam neste ano, em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, resultou na apreensão de 3,5 toneladas de maconha no mês de Agosto, em Serra.
O comandante da Rotam, Tenente-Coronel Eduardo Nunes, o comandante do Batalhão de Missões Especiais, Tenente-Coronel Robertson Wesley Monteiro Pires, além de outras autoridades também participaram da solenidade.
Segundo o deputado Marcelo Santos, todo policial militar faz jus à homenagem, pois todos estão envolvidos na luta diária contra as drogas. “O objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho dessas pessoas que são exemplo de dedicação no combate às drogas, além de incentivar ações que visem reinserir os dependentes químicos na sociedade”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573