Governo do Estado do Espírito Santo
22/10/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h40

Área Integrada de Segurança Pública realiza encontro de trabalho em Baixo Guandu

Na manhã desta quinta-feira (22) foi realizada no auditório do Ministério Público de Baixo Guandu mais uma reunião da Área Integrada de Segurança Pública (AISP 08). O objetivo é intensificar o diálogo entre as instituições no âmbito do aparato estatal de segurança pública e justiça criminal. O desenvolvimento de estratégias conjuntas relacionadas à segurança pública e a contribuição com vistas a diminuir os índices criminais foram os objetivos principais do encontro de trabalho realizado.

A atuação na região de divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais e ainda a necessidade de intensificar a integração entre as instituições policiais dos dois estados foram temas amplamente discutidos pelas instituições representadas. O Coronel Marcos Assis Batista assinalou: “A diminuição dos índices criminais em nossa região depende da intensificação das ações conjuntas entre as instituições. Essa integração se torna necessária, sobretudo na região de divisa, em que a atuação de criminosos exige o estudo de alternativas por parte das instituições policiais de cada estado”, assinalou. O Doutor Faustino Antunes Simões Filho reiterou a importância da atuação integrada no âmbito das atividades relacionadas às ações de prevenção e de repressão qualificada nas regiões de divisa entre diferentes unidades da federação: “É importante esse diálogo entre as instituições policiais junto aos demais órgãos componentes do sistema de segurança pública e justiça criminal. A atuação policial necessita dessa interlocução junto ao Judiciário e ao Ministério Público, o que explicita o fato de que todos estamos engajados com vistas a diminuir os índices criminais em nossa região”, afirmou.

O Tenente Coronel Rômulo Souza Dias, Comandante do 8° Batalhão da PMES, em cuja área o município de Baixo Guandu está inserido, comentou acerca da necessidade de intensificação das operações conjuntas na região: “As instituições policiais têm disponibilizado todos os recursos disponíveis com vistas à diminuição de crimes contra a vida no município de Baixo Guandu. A integração das polícias junto às comunidades, as atividades de inteligência e investigação eficientes e a contribuição das comunidades têm possibilitado resultados positivos com vistas a diminuir os índices criminais na região de divisa entre o ES e MG”, assegurou.

Estiveram presentes na reunião de trabalho os delegados da PC-ES José Henrique Oliveira e Deverly Pereira Júnior e da PC-MG, André Dias Nunes. Os Oficiais da PMMG Capitão Elias Vieira de Souza, Comandante da 49ª Cia do 6º BPM em Aimorés-MG, o Capitão Junior Alvarenga Spinola, Chefe da Seção de Inteligência do 6º BPM - MG, o Tenente Gledson Pedrone, Comandante do Pelotão em Aimorés - MG e o 2º Tenente Gilberto Gonçalves Crespo, Comandante do 3º Pelotão em Aimorés/MG.

A PMES contribuiu com as discussões ainda por meio da participação dos oficiais Capitão Wagner Batista de Souza, Comandante da 2ª Cia do 8° BPM, Capitão Marcos Vidigal Bezerra, Chefe da Divisão Operacional do CPO-N e do 2° Tenente Hérrisson Elias da Silva.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard