Governo do Estado do Espírito Santo
09/06/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h14

Alunos-Oficiais realizam visita técnica ao Gabinete de Gestão Integrada de Vitória

Nesta segunda-feira (09), os alunos do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizaram uma visita técnica ao Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) de Vitória, a fim de conhecerem a participação e o papel desenvolvido pelo município no contexto da Segurança Pública.

A visita teve o objetivo de apresentar aos alunos-oficiais as diferentes realidades de gerenciamento, planejamento e integração dos setores responsáveis pela segurança pública, para que eles possam comparar modelos de comunitarização a nível municipal, estadual e federal.

Os GGIM fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI) e foram implementados para que os órgãos componentes atuem de forma integrada na articulação de ações de prevenção do crime.

Acompanhados pelo instrutor da disciplina Sistema de Polícia Comunitária, Tenente Coronel Jailson Miranda, os futuros oficiais da PMES participaram da palestra sobre a Implantação, Desenvolvimento e Execução do GGIM de Vitória proferida pelo ex-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e atual Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Coronel Fronzio Calheira Motta.

O Secretário de Segurança do município destacou que o GGIM foi criado para discutir e executar medidas pontuais de redução da criminalidade em Vitória, com a participação da sociedade. O Coronel Fronzio explicou que as deliberações do GGIM são adotadas de forma consensual, respeitando a autonomia de cada Instituição, e alertou que os órgãos e pessoas que não buscam a integração dos ideais têm menores chances de alcançar os resultados almejados. “De maneira geral, quem não sabe trabalhar articulado, provavelmente será um profissional menos competente ao longo de sua vida. Quem se integra consegue mostrar mais resultados do que aquele que fica isolado", ressaltou.

Para o aluno-oficial Vitor Prates Ribeiro, a visita permitiu compreender a aglutinação dos diversos órgãos para as questões de segurança do município. “Quando existe a descentralização das questões ligadas à Segurança Pública fica mais fácil estabelecer ações voltadas para o apoio à Sociedade”, frisou.

Após a palestra, os discentes conheceram a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal de Vitória, que atua conjuntamente com a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). No local, os alunos puderam observar a execução do serviço desenvolvido pelos agentes da Guarda no acompanhamento das imagens dos pontos estratégicos da Cidade. A Central conta com uma infraestrutura voltada para auxiliar os órgãos de Segurança Pública e de Gestão Municipal nas áreas de segurança, trânsito, serviços, entre outras.

“As Guardas Municipais têm buscado o desenvolvimento de seus aparelhamentos técnicos para se tornarem aliadas da Polícia Militar nas ações de Segurança Pública”, salientou o aluno-oficial José Maria Casagrande Júnior. Para ele, a Guarda Municipal de Vitória se destaca em termos de atuação participativa, e tem contribuído para o entendimento de que a Segurança Pública é uma questão de todos os agentes da sociedade, devendo ser tratada como um interesse coletivo.



Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard