Os alunos do projeto social “Lutando pela Vida” participaram do Campeonato Estadual da Federação Capixaba de Muay Thai e Muay Boran (FCMM) neste sábado (26), e alcançaram um importante resultado na competição. Dois dos participantes foram campeões em suas categorias e já estão classificados para a etapa do brasileiro que ocorrerá no mês de outubro, em Ouro Preto, Minas Gerais.
O aluno do projeto Leonardo Teotônio Lopes, 15 anos, foi campeão estadual na categoria de 54 a 57 quilos, amador juvenil e o outro participante, Victor Prezilius Vasconcelos, 19 anos, também conquistou o primeiro lugar na mesma categoria de peso, na faixa-etária adulto.
Os atletas frequentam as aulas do projeto desde quando ele foi fundado, há aproximadamente1 ano. Leonardo é morador do Bairro da Penha e com a chegada do projeto, ele notou uma mudança positiva no relacionamento dos moradores com a PM e, aliado à sua paixão pelas artes marciais, foi a chance de praticar o esporte, ocupar o tempo ocioso e fazer novos amigos. Atualmente, Leonardo participa de competições importantes, com bons resultados e almeja se destacar ainda mais no universo das artes marciais.
Já Victor foi acolhido pelo projeto em um momento delicado de sua vida, com os reflexos de ter perdido a mãe muito cedo e sofrer algumas pressões sociais com a chegada da vida adulta. Ao frequentar as aulas, percebeu seu potencial nas lutas e decidiu se dedicar ao esporte. Hoje sonha em ganhar o título do campeonato brasileiro, e disputar o mundial na Tailândia.
Para o Sargento Brito, responsável pelo projeto “Lutando pela Vida”, é muito gratificante estar à frente de um trabalho tão importante e conseguir, juntamente com toda a equipe envolvida, colher os frutos dos esforços diários.
“Estamos muito orgulhosos com o resultado dos atletas, e agradecemos especialmente ao nosso treinador de Muay Thai, soldado Peter Marley Vietas e a soldado Sinara Boldrini, que se dedicaram à preparação deles, não só para as lutas como para a vida. Pois é assim que trabalhamos, gerando esperança de formar atletas e cidadãos. Agradecemos também ao comando do 1º Batalhão, na pessoa do tenente-coronel Augusto, que nos apoia e torna tudo possível”, afirmou.
Atualmente o projeto conta com a participação de 180 alunos e funciona anexo ao Destacamento da Polícia Militar, no bairro da Penha. Nas aulas, os alunos são ensinados sobre valores básicos como disciplina, responsabilidade e tudo que vem agregado ao universo de artes marciais e ambiente militar. O projeto nasceu com o objetivo de inclusão social e uma maior oportunidade de interação entre a Polícia Militar e as comunidades.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857