Governo do Estado do Espírito Santo
20/07/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h17

Alunos do Curso de Formação de Oficiais participam de instrução com o GAO do 6º Batalhão

Na última semana, os alunos do Curso de Formação de Oficiais da PMES participaram de uma instrução de Técnicas e Práticas Policiais, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), que contou com a participação dos militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 6º Batalhão de Serra, tendo como coordenador da disciplina o 2º tenente Rodrigo Bridi Bezerra.

No espaço físico do CFA, foram montados dois ambientes distintos, visando simular uma via pública em área urbana, onde as ocorrências hipotéticas e as abordagens aconteceriam. Os militares do GAO do 6º BPM, num total de 34 policiais, em trajes civis, atuaram como figurantes durante a execução das abordagens e outras intervenções simuladas. Os discentes do CFO foram divididos em 11 equipes, às quais, duas a duas, eram acionadas para atuarem no atendimento das ocorrências, sem que as demais tivessem acesso à área de desenvolvimento da atividade.

As ocorrências se tratavam de uma abordagem a coletivo e abordagem a transeuntes em local simulado de tráfico de drogas. Após a participação de todas as equipes nas abordagens simuladas, as equipes foram avaliadas em diversos quesitos pelo Coordenador.

Ao final das abordagens, o oficial coordenador da instrução designou 4 equipes para realizarem uma operação, sob um nível de estresse mais elevado. Num terceiro ambiente, já ao final do dia, foi simulado um cenário de um baile funk clandestino, com a participação dos 34 figurantes, onde haveria uma maior resistência à atuação policial, demandando assim, um uso progressivo da força na atuação das equipes.

A instrução encerrou a disciplina de Policiamento Ostensivo Geral II do CFO, e objetivou avaliar o desempenho dos alunos em simulações de ocorrências policiais, analisar o emprego do uso da força quantos aos critérios da legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência, aprimorar as técnicas e as táticas policiais, fomentar um clima de competição sadia e avaliar a postura do discente perante ocorrências que demandem uma intervenção da PMES, buscando sempre uma formação de qualidade e excelência para o futuro oficial da PMES.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard