Os alunos do curso de Choque Montado participaram de um treinamento físico militar específico para atividades de controle de distúrbios civis, durante a manha desta quinta (1º). A aula foi ministrada pelo major Fahning, no Carapina Centro de Eventos, e teve como objetivos aumentar o condicionamento físico dos militares e desenvolver qualidades físicas específicas que são exigidas em situações de restabelecimento da ordem pública.
A atividade de tropa montada requer um condicionamento físico acima da média, pois diversos grupos musculares são exigidos durante o policiamento montado. Abdômen, músculos adutores da coxa, tríceps sural e eretores da coluna são muito necessários no dia a dia da Cavalaria e devem ser constantemente trabalhados pelos militares.
Segundo o major Fahning, os militares do curso de Choque Montado devem alcançar uma capacidade física própria para atividades de choque. “A ginástica equipada serve para condicionar a musculatura aos equipamentos usados durante uma ação de controle de distúrbios civis, além de trabalhar a força para manter as valências físicas do militar e aprimorar algumas qualidades específicas”, comentou o major.
Os militares estavam equipados com o uniforme próprio da Cavalaria, além dos equipamentos de proteção individual, usados durante as situações reais, como por exemplo: exoesqueleto, capacete antitumulto, escudos balísticos e bastões. Durante as atividades, os alunos desenvolvem uma memória muscular que serve para preparar o corpo para as exigências do curso e do policiamento montado.
O curso de Choque Montado é fruto do intercâmbio técnico-profissional entre a Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana de Portugal e o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857