Os alunos do curso de Choque Montado aprenderam algumas técnicas para a realização de contenções e escoltas a cavalo durante a manhã desta quarta-feira (07). As técnicas têm a finalidade de empregar a força dos equinos e organizar aglomerações em eventos de grande concentração de público, bem como proteger bens patrimoniais e pessoas durante o emprego ordinário do policiamento a cavalo.
Segundo o instrutor da disciplina Caixas e Contenções, major Celante, o militar a pé tem algumas limitações para orientar o público durante grandes eventos e a tropa montada consegue fazer isso facilmente usando o porte dos equinos. “Rapidamente a tropa montada consegue orientar filas, isolar áreas, delimitar passagens, escoltar veículos e proteger pessoas usando apenas o impacto psicológico causado pela Cavalaria”, destacou o major Celante.
O curso de Choque Montado teve início no último dia 29 e durante quatro semanas serão ensinadas diversas técnicas para o emprego dos equinos em situações para restabelecimento e manutenção da ordem pública a cavalo. Além de aprimorarem a equitação policial e aprenderem técnicas a cavalo, os militares também recebem ensinamentos sobre Controle de Distúrbios Civis, Técnicas Não Letais de Uso Proporcional da Força e Treinamento Físico Militar.
Todas as instruções a cavalo são frutos do intercâmbio técnico-profissional entre a Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana de Portugal e o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857