Como parte integrante do programa de ensino e aprendizagem, por competências da disciplina de Direito Ambiental e Procedimentos Policiais em Crimes Ambientais, os alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizaram nessa quarta (09) visitas técnicas na Reserva Natural da Vale do Rio Doce, em Sooretama e no Centro de Reintrodução de Animais selvagens (CEREIAS), em Aracruz, para onde são levados todos os animais silvestres apreendidos pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Segundo o capitão Wanderson Machado Luchi, instrutor da disciplina, a visita técnica tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos do CFO II a sedimentação de conceitos, métodos e técnicas inerentes à disciplina e fomentar a educação ambiental do futuro oficial.
Aos alunos oficiais foram ministradas palestras sobre os remanescentes florestais da Mata Atlântica da região, a atuação da 3ª Cia do BPMA na prevenção e combate à caça na Reserva e a reintrodução de animais silvestres na natureza. Foi feita uma trilha guiada pela Reserva e pelo CEREIAS, onde os alunos tiveram a oportunidade de comtemplar espécies nativas da flora e da fauna ameaçados de extinção, além de manipular equipamentos de contenção e manejo de animais silvestres.
Para a aluna oficial Jéssica, o contato com a natureza preservada e com os animais silvestres são importantes ferramentas para gerar a sensibilização e, por consequência, a conscientização ambiental do futuro oficial, que deve atuar, mormente, como um agente transformador de comportamentos sociais. Já, o aluno oficial Oliveira disse que após a visita se sente mais seguro para orientar outros policiais em relação a adoção dos procedimentos policiais em ocorrências dessa natureza.
“A visita técnica se mostra como um recurso didático importante, na medida em que possibilitará ao acadêmico rever e maximizar conceitos teóricos-metodológicos”, revelou o capitão.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573