Na tarde desta terça-feira (04), 39 formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), acompanhados do instrutor, sargento Edgard, deslocaram-se de Santa Maria de Jetibá para conhecer de perto a realidade do berço de formação da Polícia Militar. Na ocasião foi transmitido aos alunos um pouco da cultura e valores que norteiam a instituição, através da interação com militares do CFA. Discentes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental de nove escolas das redes particulares e públicas conferiram a rotina de capacitação física e intelectual dos futuros policiais militares.
Os estudantes puderam conhecer a estrutura física e o museu do CFA, além de assistirem à apresentação de movimentos de ordem unida realizados por pelotões do Curso de Formação de Soldados 2014/2. Os alunos mostraram-se interessados e curiosos nas atividades realizadas pelos militares, sendo inclusive, conforme relatos dos pequenos cidadãos: como o sonho de muitos deles. Por parte dos professores que acompanhavam não foi diferente; a professora Eliane Alves, do CERES (Centro Educacional da Região Serrana) demonstrou estar admirada com a organização e dedicação dos discentes do CFA, além de ressaltar a experiência do contato com os valores das instituições militares como influência positiva nos indicadores de qualidade educacional.
Foi unanimidade entre os militares que tiveram contato direto com os alunos, a percepção de maior participação das crianças, que agora passam a refletir sobre diversos temas que estão presentes no cotidiano, além de desenvolver desde a gênese de sua formação um senso crítico.
Após a visita ao CFA, os alunos foram encaminhados ao Quartel do Comando Geral (QCG), em Vitória, onde conheceram as instalações do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), e aprenderam sobre a rotina dos militares e os tipos de equipamento utilizados. Além dos helicópteros, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer algumas viaturas utilizadas no serviço operacional.
A aluna Maria Paula Martins dos Santos, de 10 anos, disse que o programa é muito bom, pois orienta não só a ela, mas também a outras crianças a sempre manterem-se longe das drogas e da violência. “Estou adorando a visita, está sendo muito bom, na escola através do Proerd aprendemos a não ir para o caminho das drogas”, disse.
Para a professora Vanusa Maria Sarnáglia Schereder, da escola EMEF Vila Jetibá, a visita foi uma surpresa. “Estou amando todo esse evento, e as crianças também. Estamos mostrando para elas tudo que a Polícia Militar realiza no seu dia a dia, visando sempre à segurança das pessoas e a manutenção da ordem pública”, ressaltou.
Para a mãe da aluna Maria Clara, Dorinha Freier, a visita é algo muito importante, principalmente quando é voltada à sociedade. “A visita mostrou e explicou todos os pontos favoráveis. Mostrou que a PM também é cultura, música, inclusão social e está aí para servir e proteger", afirmou.
A visita foi organizada pelo Comandante da 8ª Companhia Independente, major Welinton, como forma de homenagear as crianças do Proerd de Santa Maria, oportunizando uma visita a história da instituição.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573