Governo do Estado do Espírito Santo
21/03/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h51

Ação social: grupo de policiais militares promovem a “Patrulha da Alegria”

A "Patrulha da Alegria" é formada por um grupo de policiais militares da 4ª Companhia do 1º Batalhão da PMES, que voluntariamente organizam e promovem eventos que levam alegria e diversão as crianças de forma inovadora, estreitando os laços com a comunidade, e em consequência enaltecem o nome da corporação por meio de uma ação social.

Os integrantes da Patrulha da Alegria utilizam em suas apresentações fantasias, sendo formada por dois palhaços, denominados de Popó representado pelo sargento Sidney e Pequeno, interpretado pelo cabo Pierre, além de outros dois integrantes, que com muita imaginação se vestem com roupas coloridas, camuflados e com os rostos pintados, sendo eles o sargento Suhett e a soldado J. Queiroz. Integra também a Patrulha, um militar fardado, o cabo Albergaria, que representa a Polícia Militar, tendo no apoio e participação o subtenente Teixeira da 4ª Cia/1º BPM e a soldado Diana da P-3/1º BPM.

A Patrulha da Alegria já realizou várias apresentações, sendo nos dois últimos eventos de grandes proporções e repercussão, esses realizados na área da 4ª CIA do 1º BPM e na área da 2ª CIA do 1º BPM, denominados de "Recreio na Interativa" e de "Rua de lazer de Santo Antônio". Os eventos foram realizados de forma experimental com o intuito de detectar se a atividade conseguiria atingir os objetivos esperados, o qual despertou grande admiração e surpresa por parte da comunidade e deslumbramento das crianças contempladas.

Apresentações

Os militares durante suas apresentações atuam com peças teatrais, músicas educativas, danças, brincadeiras, dentre outras, além de muita criatividade por parte dos Palhaços Popó e Pequeno que realizam malabarismo, mágica e equilibrismo de forma humorística que prendem a atenção da garotada e dos adultos.

Os eventos não têm fins lucrativos os militares da Patrulha da Alegria executam suas atividades de ação social e voluntária, sem prejuízo das suas funções enquanto policiais militares.


Objetivos

Dentre os objetivos estão o de aproximação dos militares com a comunidade dos bairros. Além disso, aumentar a sensação de segurança da população dos bairros e a confiança na Polícia Militar, o que pode trazer reflexos positivos, por exemplo, no aumento de denúncias contra infratores.

Esses objetivos aproximam-se dos almejados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), programa vinculado a Diretoria de Direito Humanos e Policia Comunitária da PMES. Dentre os integrantes da Patrulha da Alegria, estão os instrutores cabo Albergaria, cabo Pierre e a soldado J. Queiroz, que transmitem seus conhecimentos de forma educativa e preventiva durante as apresentações.

Os eventos também contam com a participação do mascote do Proerd, denominado DARE que é um "Leão" e o "boneco do Policial Interativo".


Atrações do evento

Apresentação da Patrulha da Alegria, exposição de viaturas da PMES e de outras instituições devidamente solicitadas, Cine Proerd, passeios com as crianças em quadriciclos e viaturas em locais previamente sinalizados. (Passeio realizados por militares devidamente capacitados e com acompanhantes) e pequeno desfile cívico em local sinalizado.


Público alvo e locais para apresentações

Comunidades, escolas, entidades filantrópicas, formaturas do Proerd e festividades da PMES.


Agendamento

As apresentações da Patrulha da Alegria só ocorrerão após prévio agendamento e posterior autorização do Comando da Unidade. Contato (27) 3317-7409.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard