A chegada rápida aos locais de crime e o patrulhamento preventivo da Polícia Militar realizado nos diversos municípios da Grande Vitória têm possibilitado a prisão de homicidas e até impedido que crimes dessa natureza aconteçam, preservando vidas. Um exemplo disso foi a prisão de um jovem de 23 anos realizada pelo 7º Batalhão, em Cariacica, nesta segunda-feira (26).
A.A.O. estava sendo monitorado pelo Serviço de Inteligência da unidade e contra ele havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela 4ª Vara Criminal de Cariacica. Ele foi preso em sua própria casa em Morada de Campo Grande, acusado de ter matado Iran de Souza Freitas, de 60 anos, no dia 02 de novembro no Morro dos Gama, no mesmo município. Iran era irmão de I.S.F. identificado como um dos traficantes da região.
“Com a prisão de A.A.O. acreditamos que outras mortes serão evitadas em Cariacica”, disse o comandante do 7º Batalhão, tenente-coronel Wildelson Nascimento de Faria. O comandante explica que no último dia 06 de novembro, durante uma abordagem da Polícia Militar no Bairro Independência, um menor de 17 anos foi apreendido, juntamente com três armas de fogo. Na ocasião, foi constatado que outros suspeitos haviam provocado uma troca de tiros na região com o objetivo de assassinar A.A.O. preso na tarde desta segunda-feira (26).
Além disso, também no dia 06 de novembro, cinco pessoas foram detidas pela PM no Bairro Porto de Santana, após uma abordagem a um táxi. No interior do veículo havia duas armas escondidas, além de diversas munições. “Não podemos mensurar quantos mortes foram evitadas com a detenção desses criminosos e a apreensão dessas armas, mas podemos afirmar que, com a prisão dessas pessoas, muitos crimes deixarão de acontecer no município”, reforça o coronel.
Nesta segunda-feira (26) policiais militares do 6º Batalhão, na Serra, conseguiram deter L.R.S., de 18 anos, no Bairro Feu Rosa. Ele estava armado com um revólver calibre 32 municiado, prestes a cometer um homicídio. “Nós trabalhamos para o ‘não fato’. As abordagens constantes da Polícia Militar e a agilidade no atendimento das ocorrências frustram as intenções criminosas de infratores da lei”, disse o comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Nylton Rodrigues.
Também na Serra, na última sexta-feira (23), militares da região conseguiram deter dois criminosos armados no Bairro Vila Nova de Colares. Informações levantadas no local davam conta de que R.C., 18 anos e T.A.S., 21 anos, foram até o bairro para cometer um homicídio.
No Bairro da Penha, em Vitória, militares do Serviço de Inteligência do 1º Batalhão, juntamente com a patrulha de morro, conseguiram impedir um duplo homicídio no dia 22 de outubro. Levantamentos realizados pela unidade, após denúncias anônimas, indicavam que traficantes iriam executar as duas vítimas no local conhecido como “Matinha”. A chegada rápida da polícia ao local possibilitou que a dupla fosse resgatada com vida. Posteriormente, dois suspeitos de participarem da ameaça foram detidos por tráfico de drogas.
Somente no período de janeiro a agosto deste ano, a Polícia Militar apreendeu 1.436 armas de fogo na Região Metropolitana da Grande Vitória, conforme dados do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM). Além do patrulhamento de rotina, as unidades operacionais da Corporação têm empenhado policiais para o levantamento de informações do Serviço de Inteligência e em operações constantes para reforçar a presença nas ruas, bem como em ações de abordagem policial.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com