Uma ação conjunta entre policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) e 10º Batalhão, responsável pelo policiamento em Guarapari, resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de drogas e diversos outros materiais utilizados no refino do entorpecente, no município. A operação teve início durante a tarde dessa segunda-feira (09) e se estendeu até a madrugada desta terça-feira (10), entre cercos e observações feitas no distrito de Buenos Aires e Vitória.
Os policiais receberam informações anônimas sobre um laboratório de refino de drogas que ficava em um sítio localizado na zona rural de Guarapari e passaram a observar as movimentações feitas pelos criminosos.
Os militares foram informados de que os criminosos utilizavam um Peugeot de cor escura para fazer a distribuição da droga e passaram a esperar o veículo suspeito. Assim que avistaram o carro, os policiais fizeram a abordagem e surpreenderam os três ocupantes do Peugeot, um homem de 31 anos e dois adolescentes, que eram filhos do proprietário do sítio onde estava o laboratório de refino. Com eles foram encontradas várias embalagens que comumente são utilizadas para armazenar a droga para revenda.
Questionados, os adolescentes indicaram onde faziam o refino e embalavam a droga, informando também o paradeiro de seus pais, proprietários do laboratório. Segundo os infratores, seu pai estava em Vitória sendo submetido a uma cirurgia, mas retornaria naquele mesmo dia.
De posse da informação, houve uma nova mobilização do efetivo, que passou a esperar o veículo utilizado pelos chefes da quadrilha. Por volta das 21 horas, os militares avistaram o Corola utilizado pelo traficante. Dentro do carro estava o casal dono do laboratório de refino e outro menor, este de 17 anos, responsável pela mistura dos produtos químicos na composição dos entorpecentes. Os suspeitos confessaram a participação no tráfico na região de Guarapari.
Na casa onde funcionava o laboratório, os policiais encontraram uma pistola 9 mm com 15 munições, 4,8 kg de pasta base de cocaína, cerca de 300 g de cocaína pronta para a venda, R$ 3.109,00 em dinheiro, balanças de precisão e compostos químicos utilizados no refino da droga.
O comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Barreto, ressaltou a importância da operação: “Há mais de um ano que recebemos informações sobre esse laboratório, mas não conseguíamos nada substancial que indicasse com exatidão onde ele estaria localizado. Hoje, com apoio do BME, conseguimos solucionar esse problema e retirar das ruas mais um criminoso que abastecia o tráfico na região de Guarapari”, disse o oficial.
Todos os detidos e materiais apreendidos foram encaminhados para o plantão policial do município.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573