Governo do Estado do Espírito Santo
11/11/2018 10h17

BPMA e município de Atílio Vivácqua encerram atividades de educação ambiental no ano de 2018

Na noite de sexta-feira (09) e durante todo o sábado (10), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participou de uma cerimônia realizada em parceria com o município de Atílio Vivácqua, no sul do Estado, para marcar o encerramento das atividades de educação ambiental nas escolas da cidade no ano de 2018.

Na sexta, a Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo levou o público a momentos de grande emoção, com a execução de composições clássicas, canções românticas e músicas típicas da cultura popular brasileira, que foram interpretadas pela soldado Celeste.

Já no sábado foram realizadas várias performances dos estudantes, com atrações de música, danças e coreografias com a temática ambiental. Além disso, participaram do evento várias entidades não governamentais, faculdades, cooperativas e associações que, de alguma forma, tratam das questões ambientais e culturais relacionadas à sustentabilidade no município e na região.

O BPMA se fez presente com a exposição de animais taxidermizados e instruções aos visitantes sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, com enfoque especial à fauna silvestre brasileira.

 

Educação Ambiental na Escola

 

O projeto “Educação Ambiental na Escola” foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o BPMA e as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Atílio Vivácqua e consiste em três vertentes: aulas teóricas, aula prática e concurso de produção de textos.

Inicialmente houve a presença das policiais educadoras ambientais do BPMA, que ministraram um ciclo de palestras nas salas de aula para todas as turmas de alunos do 5º ano das escolas da rede municipal de ensino, visando à formação de pessoas conscientes e preocupadas com as questões ambientais.

Ministrada a parte teórica dos conteúdos, os alunos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e adquirir novas experiências por meio de uma aula prática de campo, realizada na Floresta Nacional de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.

Por fim, foi realizado um concurso de textos sobre o meio ambiente, em que os alunos participantes do projeto puderam se expressar de modo criativo sobre os conteúdos aprendidos e suas experiências durante o projeto. Ao todo, mais de 800 crianças participaram.

Na noite de sexta-feira foram premiados os três melhores textos, avaliados por uma comissão do BPMA. Seus autores receberam, além do certificado, uma bicicleta, doada pelos parceiros do projeto. Já as escolas participantes do projeto receberam um kit de vôlei.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard