Na manhã desta quarta-feira (03), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), receberam denúncias anônimas que resultaram na detenção de quatro pessoas e apreensão de 27 pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro. As ações ocorreram em residências dos municípios de Montanha e Pinheiros.
Em Montanha, a senhora M.J.S.P. e o senhor V.V.J. mantinham os pássaros em suas residências sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais. Eles foram detidos e encaminhados para o departamento policial local.
Já em Pinheiros, 12 pássaros silvestres foram apreendidos nas residências dos senhores J.F. e A.S.S. Eles foram encaminhados mediante Termo de Compromisso para Juizado Especial Criminal de Pinheiros.
O comandante da 3ª Companhia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, alerta a população que manter pássaros em cativeiro, sem autorização dos órgãos ambientais, constitui crime previsto no Artigo 29, III da Lei 9.605/98 (Lei de crimes ambientais) e que a ação somente obteve sucesso graças ao apoio da comunidade que denunciou os infratores, o que possibilita o retorno de dezenas de pássaros ao seu habitat natural.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857