O 4º Batalhão retomou as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na tarde desta sexta-feira (14), com uma aula no Colégio Conexão, em Vila Velha, referente ao segundo semestre de 2012.
A instituição de ensino fica no Bairro Glória e terá quatro turmas atendidas com o programa, sendo duas de 5º ano e duas do 7º ano do ensino fundamental.
Ao todo serão 110 alunos que ao longo de dez semanas aprenderão sobre as drogas e seus efeitos, como controlar a pressão para o uso de drogas, como trabalhar a autoestima, atitudes positivas, dentre outros temas relacionados ao tema.
Ao final do programa ocorrerá a formatura com a presença dos familiares, representantes militares e autoridades civis.
Os 110 alunos do Colégio Conexão receberão as instruções do cabo Duarte, instrutor Proerd do 4º Batalhão, e estão dentro do planejamento da equipe que é formar 1.900 estudantes da rede pública e particular no segundo semestre de 2012. Além do cabo Duarte, outros 12 instrutores trabalharão para atingir essa meta.
As escolas interessadas em receber o programa devem solicitar as atividades por meio da coordenação estadual do Proerd, no endereço eletrônico proerd@pm.es.gov.br ou coordenadoria.interativa@pm.es.gov.br.
Proerd
Orientação para prevenir o uso de drogas: este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo há aproximadamente 10 anos por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa.
O Programa nasceu por meio de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas em Los Angeles, na década de 1980, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.
O Programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos EUA, para as polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo no Brasil.
No Brasil, o Dare recebe a denominação de Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original. O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.
O Proerd é voltado para alunos do ensino fundamental, do 5º ano, com idades entre nove e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 36