O 4º Batalhão da Polícia Militar, instalado no Ibes, em Vila Velha, aderiu à campanha "Um toque pela vida - Outubro Rosa 2012", realizado pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). A sede da Unidade está iluminada com cor temática da campanha. E, no dia 29 de outubro, será realizada uma palestra sobre câncer de mama, às 14 horas na sede do batalhão para policiais femininos da PMES, esposas, mães e filhas dos militares.
O "Outubro Rosa" tem como objetivo a prevenção do câncer em especial o de mama, destacando a importância da mobilização social e conscientização para a prevenção da doença. O desafio, de acordo com os especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% deles têm cura.
Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, as estimativas para o ano de 2012 serão válidas também para o ano de 2013 e apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no País.
Sem os casos de câncer da pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil casos novos. Os tipos mais incidentes serão o câncer de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon, reto e estômago nos homens; e os de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireoide nas mulheres.
Ainda segundo dados do Ministério da Saúde e do Inca, no Brasil, o câncer, a diabetes, as doenças cardiovasculares e respiratórias consomem mais de 70% dos gastos assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) e respondem por 67% das mortes registradas no País.
A campanha tem o objetivo de socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.
A comandante do 4º BPM, tenente-coronel Sônia do Carmo Grobério, aderiu à campanha e desta forma a fachada da unidade está iluminada com a cor da campanha (rosa) e assim permanecerá até o dia 31/10/2012.
A Afecc é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Foi fundada em 28 de abril de 1952, por iniciativa do médico Afonso Bianco e sua esposa Ylza Bianco, com a missão de "educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar e prestar assistência social integrada ao paciente com câncer".
A comandante do 4º Batalhão afirmou que não somente a Unidade, mas toda sociedade capixaba pode se envolver nesta campanha pois a preocupação é com a saúde e bem estar de todos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Paulo Henrique da Vitória
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7