Nesta segunda-feira (29), o comando do 12º Batalhão apresentou o sistema de georreferenciamento que está sendo utilizado pela unidade. O programa vem sendo empregado pelo Batalhão de Linhares para reunir com maior confiabilidade as estatísticas geradas pelo atendimento de ocorrências.
A apresentação foi realizada pelo comandante do 12º Batalhão, Tenente-coronel Rísperi e contou com a presença do Tenente-coronel Evandro, que responde pelo comando do CPO-N, do Tenente-coronel Loureiro, comandante do 5º Batalhão, e demais oficiais e praças de Batalhões do Norte do estado.
O sistema de georreferenciamento foi desenvolvido pelo 1º Tenente Ranieri e pelos soldados Morais e Gustavo, pertencentes ao efetivo do Batalhão. O programa está em operação desde agosto 2017, tornando possível identificar quais tipos de crimes estão ocorrendo com frequência e os locais de maior incidência, permitindo assim planejar e executar com eficiência o policiamento.
Outra novidade foi o desenvolvimento de um site através do qual todos os militares do 12º Batalhão têm acesso a dados e informações, como escalas de serviço, celotex, modelos de documentos e também as estatísticas criminais. Os dados podem ser consultados no computador de casa ou no smartphone.
A unidade é a primeira e única a utilizar esse tipo de controle operacional. Com a apresentação do sistema de georreferenciamento será possível analisar a viabilidade de expandir e programar sua execução nas demais unidades do Norte do estado, em um primeiro momento.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857