28/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h32

Proerd formará 422 alunos em Baixo Guandu nesta quinta-feira (1º)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado, formará 422 alunos de nove escolas em Baixo Guandu, nesta quinta-feira, 1º de dezembro.

A formatura será às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo do município, e contará com a apresentação da Banda Municipal Lyra Guanduense. O encerramento ficará por conta da Banda Os Du Grotta.

O curso começou no final de setembro deste ano e foi realizado para alunos de 20 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo o sargento Alderino Gonçalves, que ministrou as aulas para os formandos, o Proerd atinge 100% das escolas de todo o município e desde 2006 aproximadamente dois mil alunos já se formaram em Baixo Guandu.

“Este curso foi maravilhoso. Os alunos aproveitaram bastante as aulas e ao final foi uma despedida com muito choro”, explicou o sargento Gonçalves. Além dele, o soldado Kalebe Madeira e a soldado Brenda Thomazini também deram aulas para os estudantes.

Na formatura haverá um concurso de redação e o primeiro lugar feminino e masculino será premiado com uma bicicleta. Outra bicicleta será sorteada entre os demais participantes. Quem ficar no segundo e terceiro lugar receberá uma cesta de chocolates.

Proerd

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education – que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e atualmente tem como público alunos de quinta a sétima série, além de seus pais.

No Espírito Santo ele é aplicado pela Polícia Militar desde 2001 e já atendeu 143.796 crianças e adolescentes. Em 2011, foi incluído no Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, do Governo do Estado, e atendeu 30.599 crianças e adolescentes de 487 escolas, em 48 municípios. A meta para 2012 é chegar a 44 mil alunos e aos 78 municípios do Estado.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento