Governo do Estado do Espírito Santo

Polícia Comunitária

A Polícia Militar do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), tem estabelecido estratégias e ações que visam ampliar a abrangência da filosofia e das práticas de excelência em policiamento interativo, promovendo o diálogo entre as comunidades a fim de reduzir a criminalidade.


A comunitarização da polícia no Estado do Espírito Santo, como um sistema oficial e formal, iniciou-se em 13 de novembro de 1985, tendo em vista o dever do Estado em manter a ordem e a segurança pública. A necessidade de criar uma estrutura de suporte para melhor integração da Polícia com a sociedade e foi atendida no Decreto nº. 2.171, que autoriza a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança no território capixaba. O objetivo é motivar a formação da mentalidade de segurança comunitária de caráter preventivo.

Neste mesmo ano, a PMES criou através da Diretriz nº. 02/85 – 3ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar, o Programa de Interação Comunitária, com a finalidade de colaborar no trato das questões que interessam à segurança preventiva da população.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard