Um grupo de 32 policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou na manhã da última segunda-feira (01) uma caminhada ecológica no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, município de Guarapari.
O local possui grande diversidade de ambientes. Lagoas, dunas, planícies alagadas, inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada e Brejo Herbáceo, abrigam espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção.
Segundo os policiais, a caminhada teve como objetivos ampliar o contato com a natureza, desenvolver o espírito de observação, estimular a integração entre os militares, e proporcionar um momento de apreciação com a Unidade de Conservação de forma tranquila e prazerosa.
Durante o percurso de 5 km, os militares contaram com o apoio de um guia, que dividiu a caminhada em duas trilhas, uma sensorial e perceptiva, realizada dentro de mata de restinga em estágio médio de regeneração, e outra mais extensa, voltada à preparação física e à observação das diferenças de estágios sucessionais do ecossistema restinga. Durante a caminhada, o grupo ficou atento em busca de vestígios da ação de caçadores.
História:
Foi com o objetivo de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, que foi criado, em 1990, o Parque de Setiba. Em 1994, ele passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.
Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573