Governo do Estado do Espírito Santo

Patrulha Escolar

A Patrulha Escolar está inserida no Plano Estratégico 2011-2014 do Governo do Estado do Espírito Santo – Novos Caminhos. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação - SEDU e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social - SESP, por meio da Polícia Militar do Espírito Santo – PMES.


O Decreto nº 7.437-E, de 25/06/1999, que instituiu o Sistema de Segurança Escolar – SISE, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, órgão de assessoramento normativo, deliberativo e executivo das ações permanentes e emergenciais de segurança nas escolas, visa reforçar a segurança por meio da atuação diária de policiais capacitados, dentro do ambiente escolar, com foco prioritário em ações preventivas. A Patrulha Escolar tem como objetivo à promoção junto com a comunidade escolar de um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, preservando os profissionais da educação e auxiliando no processo de cultura da paz, na busca de uma parceria eficaz para solucionar os problemas nas unidades de ensino.

As visitas às escolas são realizadas pela mesma dupla de policiais durante o ano letivo, sendo, um policial do sexo masculino e outro feminino para facilitar a aproximação com os alunos, que ao se sentirem confortáveis e seguros, passam a compartilhar suas dúvidas e questionamentos sobre os aspectos da vida, o que proporciona maior conhecimento do seu contexto e suas prioridades.

Nos atendimentos são confeccionados Boletim de Atendimento da Patrulha Escolar - BAPE que são repassados para as Superintendências Regionais de Educação e as Gerências da SEDU, para adoção das providências necessárias, como também Boletins de Ocorrência Policial- BOP’s. Os policiais da Patrulha Escolar participam de reuniões com as famílias, eventos no âmbito escolar, desenvolvimento de projetos e outras propostas apresentadas, objetivando a compreensão dos aspectos que envolvem os alunos e também a diversidade do cotidiano escolar, trabalhando para ampliar o comprometimento das famílias com propósito de reforçar a importância do acompanhamento da vida de seus filhos.

Os profissionais participam de capacitação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Regimento Comum das Escolas da Rede Estadual de Ensino, com vistas à atuação na rotina escolar interagindo com os alunos, por meio da realização de visitas diárias buscando a participação no cotidiano das escolas e de suas relações com a comunidade.

O atendimento às escolas teve início no ano letivo de 2010, quando foram realizados 854 (oitocentos e cinquenta e quatro) atendimentos, sendo 76% (setenta e seis) por cento preventivos. As visitas às unidades de ensino foram ampliadas e, no ano letivo de 2013 foram realizados 5.700 (cinco mil e setecentos) atendimentos, sendo 98% (noventa e oito) por cento preventivos.

A participação no protagonismo infanto-juvenil, o resgate dos laços entre a família e a escola, trouxeram grandes resultados no desenvolvimento de um ambiente tranquilo nas 151 (cento e cinquenta e uma) escolas atendidas da Região Metropolitana da Grande Vitória. Atualmente a Patrulha Escolar atende aproximadamente 160 (cento e sessenta mil) mil alunos da rede estadual de ensino.

EVENTOS 2014
O Projeto Patrulha Escolar, desenvolvido através de uma parceria entre a SEDU e a SESP, por meio da Polícia Militar, fechou o primeiro semestre de 2014 com grandes realizações. Em parceria com as equipes pedagógicas das Escolas Estaduais da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), diversos eventos foram realizados em prol da Comunidade Escolar, além das visitas preventivas que acontecem diariamente.



Patrulha da Alegria


Em parceria com os policiais da Patrulha da Alegria, 4ª Companhia do 1º Batalhão, foi realizado no dia 13 de agosto um evento na EEEF Jones José do Nascimento a fim de proporcionar uma atividade de interação com a escola e a comunidade inserida. O evento foi realizado para todos os alunos do turno matutino, crianças do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano. Além dos militares da Patrulha da Alegria, Patrulha da Comunidade e da Patrulha Escolar houve a participação dos Bombeiros Militares, que apresentaram equipamentos utilizados no serviço, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, com exposição de animais empalhados, e o Regimento de Policia Montada, que levou cavalos para os alunos montarem com auxilio dos policiais. Durante o evento também ocorreu à entrega e sorteio de brindes, teatro, passeio nas viaturas e quadrículos da Polícia Militar, cama elástica, música e lanche para as crianças.

Capacitação

 


A Patrulha Escolar, a Secretaria do Estado de Educação e o Ministério Público Estadual, realizaram no primeiro semestre de 2014 a Capacitação para Gestores Escolares e Conselhos Tutelares, que atingiu todas as escolas, dos municípios de São Mateus, Pedro Canário, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Boa Esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha, Guarapari, Alfredo Chaves, Anchieta e Piúma, com a temática: Estatuto da Criança e do Adolescente, Regimento Comum das Escolas da Rede Estadual de Ensino, a interface entre eles e o papel de seus agentes. Nesta ação, a Patrulha Escolar, orienta profissionais da educação e conselheiros tutelares sobre questões de segurança no cotidiano escolar. Os policiais apresentam fluxogramas de atendimentos aos educadores para demonstrar protocolos de atuação legítimos e necessários frente à incidência de atos infracionais e/ou crimes envolvendo a comunidade escolar.

Bullying


Foram realizadas pelos Policiais Militares, integrantes da Patrulha Escolar, inúmeras palestras com o tema Bullying, atendendo os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais da RMGV. Na palestra de conscientização contra o Bullying, os militares explicam como ocorrem, suas causas, consequências, bem como levam os alunos a refletirem sobre o tema, visando promover uma cultura de paz no ambiente escolar.


.


Compreendendo o papel fundamental da família no acompanhamento e desenvolvimento da criança e do adolescente a Patrulha Escolar, em parcerias com os gestores escolares, ministra palestra para os pais/responsáveis dos alunos. As palestras ministradas são realizadas mediante a da solicitação da escola, são expostos assuntos sobre Regimento Escolar, responsabilidades, valores familiares, sendo ressaltado a importância deles no acompanhamento dos alunos em todo seu processo escolar. Esses eventos também aproximam a comunidade com a escola e com a Polícia Militar, propiciando uma interação positiva entre esses seguimentos. A participação dos policiais é essencial para que as famílias dos alunos conheçam quem são os militares que visitam aquela escola, de que maneira contribuem para a melhoria do espaço de ensino e aprendizagem


Mediação de conflitos

 

Além das visitas que são realizadas diariamente, atendendo toda rede estadual da RMGV, os Militares da Patrulha Escolar realizaram inúmeras reuniões com alunos, acompanhados por seus responsáveis, envolvidos em atos indisciplinares e infracionais, a fim de mediar o conflito surgido de sua ação. Isso leva o aluno a refletir sua conduta e as consequências advindas dela e, tem como principal objetivo, cessar o foco da tensão. Nessas reuniões são dados os encaminhamentos necessários, além de orientações de acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Momentos de interação

 



Constantemente, os Policiais da Patrulha escolar são surpreendidos por gestos espontâneos dos alunos aos quais atendem. São momentos importantes para esses servidores, pois sentem o reconhecimento pelo trabalho que vêm desenvolvendo ao longo do ano .



Desta feita, a Patrulha Escolar atua em conjunto com a Escola e a família, reformulando valores com os jovens, colaborando com a formação destes cidadãos e proporcionando a atuação deles como multiplicadores sociais.
     Esta atuação tende a fortalecer e disseminar a cultura de paz, entendida como um modo de pensar e agir que rejeita a violência e valoriza a diversidade, o diálogo, a negociação e a mediação como estratégias para a resolução dos conflitos e, desta maneira, agir como referências positivas para toda a comunidade onde os alunos estão inseridos.

Telefone: 3636-7797 / 3636-7798
e-mail: patrulhaescolar@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard