O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) além de agir em todo o Estado com reuniões de planejamentos, avaliações de resultados e com metas específicas, conta também com uma ferramenta indispensável para a proteção do Meio Ambiente: a participação da sociedade.
De janeiro a maio de 2012 foram feitas 1.733 denúncias de agressões à natureza em todo o Estado, somente em maio foram atendidas 271 denúncias. Através dos telefones disponibilizados em cada região e e-mails, o BPMA tem contado com essa interação da população através de denúncias e sugestões que têm ajudado na repressão e na prevenção dos diversos crimes ambientais.
A maioria das denúncias é sobre animais silvestres mantidos em cativeiro e maus tratos. De janeiro a maio deste ano foram aprendidos 2.453 animais, em sua maioria aves, o que representa um aumento de 115% em relação a 2011.
A partir de denúncias e registros de crimes ambientais foi implantado o policiamento ambiental no município de Guarapari, com abrangência ao município de Anchieta, voltado à preservação do meio ambiente. Através da interação com a comunidade, foram flagrados desmatamentos e aterro em manguezais.
Também houve expansão no combate à pesca ilegal. De janeiro a maio de 2011 foram registrados 254 boletins de ocorrência ambiental sobre pesca, em 2012 já são 732 registros.
Exemplo foi a ação do último dia 19, quando uma equipe do BPMA realizou um patrulhamento embarcado para atendimento de denúncias de pesca irregular na região da Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, a aproximadamente 4 km da praia de Itaparica, quando foram apreendidas cerca de 100 metros de redes de espera. A retirada dessas redes evita acidentes com embarcações por conta do enroscamento em hélices ou ainda a morte de golfinhos e tartarugas marinhas.
Nos últimos dias o comando do BPMA recebeu um e-mail de um cidadão que após constatar uma ação exitosa por conta de denúncias, escreveu: “...quero enfatizar que toda a comunidade dos grupos que não praticam a pesca de forma predatória, mergulhadores, pescadores esportivos, ambientalistas etc, comemoram muito esta ação da Policia Ambiental...”.
Denuncie:
Região Centro/Serrana: (27) 3336-4515;
Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151;
Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663;
Região Sul: (28) 3521-3358.
E-mail: cmt.bpma@pm.es.gov.br/ p3bpma.pm@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br